A Amazon lançou em beta nos Estados Unidos o Luna, um serviço de streaming de jogos (cloud gaming) que tem um modelo de negócios parecido com o Microsoft xCloud. O serviço chegou essa semana ao Android e já estava disponível para PC, Mac, Fire TV, iPhone e iPad.
O serviço está em fase de testes, e neste momento, no Android, suporta apenas celulares High End. Entre os aparelhos suportados estão smartphones como Google Pixel 4XL, Samsung Galaxy S10, Note 10, S20, Note 20, One Plus 7 e similares. A Amazon promete expandir a lista de celulares compatíveis com o tempo.
A Amazon lançou o Luna com acesso antecipado em outubro, onde estava inicialmente disponível no PC, Mac, Fire TV e no iPhone e iPad por meio de aplicativos da web. O serviço funciona em um modelo baseado em canais, onde você paga uma mensalidade para cada canal de jogos que deseja acessar.
Para usar o Luna, basta ter instalado no dispositivo o navegador Chrome em sua versão 86 ou superior. O novo serviço da Amazon roda direto do navegador e não existe instalação de aplicativos adicionais.
Exemplos do Luna em ação (créditos canal ETA Prime):
Muita gente costuma comparar o Luna com o Stadia ou Nvidia Geforce Now, mas o novo serviço da Amazon será aos moldes do que a Microsoft já vem testando no Brasil. Porém, ao invés de pagar uma única mensalidade para ter acesso a todos os jogos, no LUNA, você escolhe o seu “canal” favorito.
Dentre os canais do Luna estão o “LUNA+”, da própria Amazon, que ao que tudo indica, será o canal principal. O “LUNA+” custa US$ 5,99. Ao assinar esse canal, o usuário terá a disponível os seguintes jogos:
- Resident Evil 7
- Control
- Panzer Dragoon
- A Plague Tale: Innocence
- The Surge 2
- Yooka-Laylee
- The Impossible Lair and Iconoclasts
- GRID
- ABZU
- Brothers: A Tale of Two Sons
- Dentre outros
Outro canal disponível é o da Ubisoft. Será preciso pagar mais US$ 15 dólares adicionais e ter acesso a jogos como:
- Assassins Creed Valhalla
- Far Cry 6
- Immortals Fenyx Rising
- Outros jogos antigos da Ubisoft
O Luna funciona com controle próprio vendido pela Amazon, mas também tem suporte a controle do PlayStation 4 e Xbox One (S ou X, os que tem suporte a Bluetooth, não confundir com o controle do One Fat, que é Wi-Fi e não Bluetooth).
Até o momento não há previsão do lançamento do serviço para o Brasil, mas é bom ficar de olho. A Amazon pode trazer o serviço para cá e isso seria muito interessante se combinado com as assinaturas do Amazon Prime ou Twitch Prime Gaming.