A emulação de jogos do PlayStation 1 é algo que, no Android, não é mais segredo para ninguém. Mas são poucos os emuladores gratuitos e sem anúncios ou propagandas. O DuckStation pode não ser o melhor, mas possui diversos ajustam que permitem deixar os gráficos semelhantes a emuladores mais caros.
Lançado há poucos dias na Google Play, esse emulador já é bastante conhecido pela galera do PC. Ele é um projeto lá do site Github que tem como principal destaque ser Open Source, ou seja, um emulador de código fonte aberto e que não visa te entupir com anúncios.
Segundo o desenvolvedor, o objetivo é ser o emulador mais leve, sem anúncios e rápido tanto no PC quando no Android.
O emulador tem funcionamento idêntico ao de diversos outros emuladores de PlayStation 1. Basta colocar a BIOS, baixar os jogos e jogar. Porém há algumas configurações que melhoram muito a experiência e você verá elas aqui.
Esse erro acontece quando você não habilita a opção do emulador poder “enxergar” os arquivos internos do Android.
Para corrigir, abra o emulador e toque no botão “+”. Depois toque nos três pontinhos na parte superior da tela e escolha “Mostrar armazenamento interno”.
Esse tipo de erro não acontece com todo mundo, mas aconteceu comigo. Apenas quando fiz isso, foi possível escolher a pasta “/storage/emulared/0/Download” ou “armazenamento compartilhado/download” que é onde eu guardo todos os downloads padrões do Android.
Na configuração padrão, o DuckStation não impressiona. O gráfico virará exatamente como na era do PS1, meio “feio” para os padrões atuais. Apliquei alguns ajustes que permitem deixar ele com um resultado muito próximo ao do PSXe e o ePSXe openGL Plugin.
Em configurações, acesse a aba “Melhorias”. Coloque a “Escala de Resolução” em 2X (2048×1024) e Filtro Anti-serrilhado (MSAA) em 2X. Isso vai variar conforme a tela e poder de processamento do seu smartphone.
Habilite também a “Correção Geométrica” e habilite todas as opções abaixo dela.
Com isso, isso, você já tem um ganho absurdo em qualidade. O game irá deixar as texturas dos polígonos muito limpas e esses polígonos ficarão sem serrilhado.
Também é possível brincar mais e deixar a “Escala de Resolução” em 8X mas aí já vai depender do seu smartphone.
Aviso:
E antes que você pergunte, eu não uso hack de Widescreen, eu sempre jogo no formato de tela em que o jogo foi feito e sempre habilito algo para travar os frames na mesma quantidade de frames, ou parecida com a do console da época.
O DuckStation é uma das opções mais justas e sinceras para quem procura um emulador gratuito e livre de anúncios. Ele pode ser inferior ao ePSXe, mas entrega boa parte dos recursos do rival sem precisar que o usuário pague alguma coisa.
Desenvolvedora: Stenzek
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Não
Requer Android 2.3
Idioma: Português | Tamanho: 15 MB
Leia também:
O update 24 do Blox Fruits trouxe um Rework da Fruta Dragon que está sendo…
O Evento do update 24 de Blox Fruits trouxe novos desafios, incluindo o sistema de…
A Studio Wildcard lançou finalmente Ark: Ultimate Survivor Edition Mobile no Android e iOS. O…
Feral Interactive lançou GRID Legends: Deluxe Edition, um aclamado jogo de corrida desenvolvido pela Codemasters.…
A atualização 24 de Blox Fruits trouxe polêmica e frustração para a comunidade. A tão…
A mais recente atualização de Blox Fruits trouxe uma verdadeira revolução ao jogo, gerando tanto…