A Lenovo acaba de lançar no Brasil o Legion Phone Duel, um smartphone gamer que tem foco em um público ainda mais específico, quem curte jogar e realizar transmissões ao vivo. O aparelho chega em nosso país com configurações robustas, preço elevado, mas “ainda” com processador Snapdragon 865+.
Falamos sobre o Legion Duel em julho do ano passado, quando o aparelho foi revelado pela própria Lenovo na China. De lá pra cá, nada mudou. Este é o lançamento do aparelho em território nacional. Acontece que o lançamento do aparelho na Europa e outros países demorou um pouco, o Legion Phone Duel começou a ser vendido apenas em outubro do ano passado. Hoje (24) é o lançamento do primeiro celular gamer da marca no Brasil.
O grande diferencial do Legion Duel frente aos concorrentes é que ele funciona como uma solução completa para quem quer realizar transmissões ao vivo dos seus jogos favoritos. A câmera frontal é pop-up e está posicionada na lateral do aparelho. À primeira vista isso é completamente bizarro, mas faz todo sentido para quem vai jogar com o celular na posição horizontal.
Outro fator “gamer” que o celular possui são os botões hápticos. São dois botões capacitivos posicionados na parte lateral do aparelho que funcionam como “gatilhos” para jogos de tiro.
A parte da bateria é outra inovação que a Lenovo fez para garantir alto desempenho ao realizar transmissões de longa duração. A bateria do smartphone é dividida em duas parte de 2.500 mAh (5.000 mAh no total). Por que disso?
Apesar de conter o Snapdragon 865+, o Legion Duel, assim como outros smartphones com esse processador, tem poder de sobra pra rodos jogos pesados e realizar transmissões a 60fps tranquilamente. Em alguns casos, é possível até fazer transmissões a 60fps e jogar a 120fps, já que o smartphone possui tela com taxa de atualização de 144Hz.
A memória RAM e armazenamento interno são ultravelozes também e evitam as famosas “travadinhas” que muita gente percebe ao jogar games online. A versão brasileira do Legion Phone Duel vem com 12 GB de RAM LPDDR5, 256 GB de armazenamento interno com UFS 3.1 e Android 10 (com atualização garantida para Android 11).
Veja as configurações do Lenovo Legion Duel:
Quem é gamer das “antigas” sabe que testes de benchmark não costumam ser muito confiáveis. Esses testes geralmente estressam a CPU e GPU por poucos minutos. E como nós passamos muitas horas jogando, o que percebemos é que um smartphone que é poderoso nos primeiros 10 minutos, costuma começar a mostrar sinais de “cansaço” depois de 30 ou 40 minutos jogando.
É por isso que o Lenovo Legion Duel ainda é equipado com o processador Snapdragon 865+ (O mesmo do ASUS ROG Phone 3). Embora o Snapdragon 888 seja o processador mais atual, depois de longas sessões de jogatina, o 888 “derruba” a performance e fica com um desempenho similar ao 865+.
Duvida? Veja esse vídeo comparativo do canal PBKReviews. No teste em loop do 3DMark (Wild Life) com mais de uma hora de duração, tanto o Snapdragon 888 como Exynos 2100 baixaram a performance para algo parecido com o desempenho de um Snapdragon 865+. O 865+ manteve a performance constante durante todo o teste.
Não queremos dizer com isso que o Snapdragon 888 e Exynos 2100 são ruins, alias, isso é normal da maioria dos processadores de smartphones. Eles são criados para pequenos momentos de pico de atividade. Ninguém vai passar duas horas filmando em 8K ou executando benchmarks à toa.
O processador Snapdragon 865+ , e qualquer um da série “plus”, foram criado para alto desempenho em jogos, por isso ele mantém sua performance por períodos longos, pois a Qualcomm sabe que o gamer vai querer essa performance e estabilidade.
O Lenovo Legion Phone Duel estará disponível a partir de 24 de fevereiro no Brasil, nos canais próprios da Motorola, Lenovo, Magazine Luiza e operadora Vivo, com preço sugerido de R$ 7.199 em duas cores: Vengeance Red e Blazing Blue.
O preço obviamente é um problema. Caro demais para a realidade do nosso Brasil. Além disso, o aparelho custa o dobro do preço das versões vendidas no Aliexpress.
Porém, esse é o preço de lançamento e isso é algo que o fã de games de celular tem que ter sempre em mente. Comprar smartphone no lançamento é “furada”, sempre vale mais a pena esperar alguma promoção.
1 Aparelho compatível com a tecnologia 5G. No Brasil, funcionará na futura frequência da tecnologia 5G que ainda será leiloada e implementada no País.
²A capacidade indicada corresponde à memória total (bruta) não formatada. A capacidade de armazenamento interna disponível para o usuário é menor.
LENOVO e LENOVO LEGION são marcas de Lenovo. DIRAC é uma marca registrada de Dirac Research AB.ANDROID, YOUTUBE, PLAYGROUND and GOOGLE PLAY são marcas de Google LLC. TWITCH é uma marca de Twitch Interactive, Inc. Wi-Fi é uma marca de Wi-Fi Alliance. Qualcomm e SNAPDRAGON são marcas de Qualcomm Incorporated, registradas nos Estados Unidos e em outros países. SNAPDRAGON ELITE GAMING é uma marca de Qualcomm Incorporated. Qualcomm Snapdragon e Qualcomm Snapdragon Elite Gaming são produtos de Qualcomm Technologies, Inc. e/ou suas subsidiárias.Todas as outras marcas são propriedade de seus respectivos titulares.©2020, Lenovo Group Limited.
O WinPlay é um emulador da Xiaomi que deixa você jogar games de computador direto…
Asus Estaria Copiando a Samsung? -Especulações começam a surgir na web sobre o próximo smartphone…
Imagine um livro que ganha vida. É mais ou menos assim Tengami, um jogo de…
O El Hero, novo Battle Royale desenvolvido pela Moonite Games e idealizado pelo influenciador brasileiro…
Dragon Quest X: Rise of the Five Tribes Offline foi lançado como um jogo pago…
Ragnarok M: Eternal Love 2 Causou grande entusiasmo entre os fãs de jogos novamente. Recentemente,…