Android

Youtube começou o cancelamento de canais que postam APK Pirata e MODs

Se você acompanha o site e o canal Mobile Gamer Brasil há algum tempo, deve estranhar o fato de nunca postarmos APK de jogos antigos (mesmo quando a empresa já faliu) ou versões modificadas de jogos, versões fan made e etc.

Tem um bom motivo para isso, e você vi entender agora.

Youtube está começando a agir para desestimular vídeos de pirataria e mods no Android.

O motivo de não postarmos tal conteúdo e por que sabíamos que uma hora ou outra o “cancelamento”desses canais e sites viria, e agora parece que ele veio.

Segundo fontes que apuramos, diversos sites e canais de APKs do Android estão tendo sua monetização desativada, além de ter o alcance limitado pelo Youtube.

Publicidade

Ah.. acha que é “bait”?

Veja aí o relato do canal Incompatíveis BR, que simplesmente desistiu de postar vídeos de APKs modificados e mudou de estratégia para focar no desenvolvimento de jogos.

 

Nós sabemos que o Incompatíveis BR não é um canal de pirataria, mas o Youtube não sabe. Talvez o foco em postar APKs modificados tenha feito a plataforma entender que o canal tenha ofereça trapaça em alguns jogos.

Mudanças na política do Youtube

Recentemente, o Youtube reafirmou que vai barrar e limitar canais com vídeos que ensinam a baixar jogos piratas ou modificados.

O YouTube modificou seus termos de uso, e agora proíbe a publicação de vídeos que ensinam o público a acessar plataformas de streaming sem pagar ou a piratear jogos e softwares.

Comparando as antigas diretrizes da comunidade com as novas, um detalhe se destaca: a plataforma agora proíbe explicitamente também vídeos relacionados a “trapaças”.

Não pensem que eles vão deixar a coisa liberada para o Android, pois, conforme já visto no caso do Incompatíveis BR, a conta veio. Diversos sites e canais com esse tipo de conteúdo estão tendo sua monetização desabilitada/restrita e o alcance limitado.

E não se trata apenas de piratear um jogo. Ensinar ou deixar o link de um APK modificado que libere todo o conteúdo do jogo (na descrição), também vai resultar em “cancelamento” .

Embora seja possível postar vídeos ainda, muita gente entra na plataforma com o sonho do hobby virar trabalho. Mas focar em APKs modificados não será mais uma opção.

Foi algo que aconteceu com o canal Incompatíveis BR, O maior canal de conteúdo mobile do Youtube no Brasil. Imagina com canais pequenos?

 

Dario Coutinho

O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: dario@mobilegamer.com.br

View Comments

  • Se eu fizer um vídeo com os melhores jogos Android que não então mais no Google Play e postar os links na descrição, seria considerado pirataria mesmo que seja jogos grátis?

Recent Posts

Delta Force NÃO terá modo Battle Royale, revela produtor

No último vídeo de "Pergunte qualquer coisa" de Delta Force, o primeiro após o lançamento…

16 horas ago

Riot Games faz postagem sugerindo atualização sobre Valorant Mobile

A Riot Games fez uma postagem no X (antigo twitter) com uma mensagem sugerindo uma…

16 horas ago

Como os jogadores ocultam seus nomes de usuário durante a transmissão?

Para jogadores que fazem transmissões ao vivo, ocultar seus nomes de usuário pode salvar vidas.…

22 horas ago

🐲 Fruta Dragon: diferenças entre a fruta antiga e novas do Blox Fruits

O update 24 do Blox Fruits trouxe um Rework da Fruta Dragon que está sendo…

2 dias ago

Como pegar todas as faixas no Blox Fruits (dojo belts)

O Evento do update 24 de Blox Fruits trouxe novos desafios, incluindo o sistema de…

2 dias ago

Ark: Ultimate Survivor Edition Mobile já está disponível para baixar no Android e iOS

A Studio Wildcard lançou finalmente Ark: Ultimate Survivor Edition Mobile no Android e iOS. O…

2 dias ago