Está rolado uma polêmica na Internet com relação ao POCO X3 Pro e POCO F3. Alguns vídeos no Youtube sugerem que o smartphones da subsidiária da Xiaomi superaquecem ao jogar Genshin Impact.
“Nossa que chato hein? Ainda bem que os tops de linha rodam Genshin Impact liso liso né? “.
Não é bem assim. 😏
Geralmente o que acontece é que para muitos usuários, o POCO X3 e POCO F3 são os primeiros smartphones intermediário premium que eles adquirire. Muitos pensam que vão poder jogar com tudo no “ultra” e que o smartphone vai “tankar” todos os jogos com gráficos no máximo a 60 fps.
Pode até ser, menos para Genshin Impact.
O jogo claramente não está otimizado para celulares Android e iOS quando se utiliza a configuração de vídeo máxima e se habilita os 60 frames por segundo.
Abaixo, você confere o teste do canal E-Got Tech com Redmagic 6 Pro, Xiaomi Black Shark 4 Pro e ASUS ROG 5, e adivinhe só: Todos esquentaram e não conseguiram manter 60fps durante todo o teste.
Já o canal Golden Reviewer (vídeo abaixo), fez um teste extendo com Galaxy S21 Ultra (Exynos 2100), Xiaomi Mi 11 (Snapdragon 888), Huawei Mate 40 Pro (Kirin 9000) e iPhone 12 Pro Max (A14). A ferramenta utilizada para o teste foi o Perfdog.
Sabe qual smartphone “tankou” o Genshin Impact no Ultra a 60fps? Acertou! NENHUM!
No começo do teste, todo mundo “lindo”, rodando o jogo perto dos 60fps.
10 minutos depois.
A maioria dos dispositivos top de linha mantém os 60fps na configuração “Ultra” do Genshin Impact após os primeiros 10 minutos, então a performance começa a cair e fica entre 40 a 50 frames por segundos (nos combates chega a 30 fps).
Apenas o iPad Pro consegue rodar Genshin Impact nessa configuração com facilidade. Note a diferença do gráfico de FPS (linha rosa).
A atualização de maio de Genshin Impact foi ainda mais severa. Tanto o S21 com Exynos e com o todo poderoso Snapdragon 888 não conseguem fazer Genshin Impact ficar em média de 40 FPS.
Veja abaixo:
O canal Ictfix.net fez um teste com o Xiaomi Mi 11 5G. O teste não mostra os frames por segundo, mas mostra a temperatura do chipset que fica constantemente em 55°c, com temperatura da parte traseira em 47°c.
Agora fica a pergunta: O que acontece quando um jogo mal otimizado encontra um CPU e GPU novas? Resultado? Seu smartphone vai sofrer para tentar entregar o desempenho.
Sim, o POCO F3 e X3 podem chegar a 74°C no chipset ao tentar jogar Genshin Impact na configuração máxima. O mesmo que acontece com qualquer outro intermediário premium ou top de linha antigo. O aparelho vai chegar perto dos 80ºC.
Smartphones com Snapdragon 860 e 870 não conseguem rodar Genshin Impact no “Ultra” a 60fps. E pelo que foi visto acima, nunca vão conseguir! O máximo que você vai conseguir é superaquecer seu smartphone à toa.
Tem um POCO X3 ou F3? Jogue no máximo a 30fps na configuração de vídeo “alta”.
Você percebe como o jogo está mal otimizado, quando vemos outros títulos pesados que por segurança limitam-se aos 30fps (Fortnite), ou PUBG Mobile que chegam no máximo a 60°C mesmo em situações com muita ação acontecendo na tela.
Fica então o aviso para os testadores de plantão: pare de superaquecer seu smartphone à toa!
A não ser que você compre um desses…
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As ultimas atualizações do genshin parece que não otimizaram direito, possuo um Poco F1 sempre rodo com tudo no ultra mas a 30fps, sem travamento nem nada, agora a 60fps força muito os smartphones, acredito que seja algo recente, visto que anteriormente falhava algumas vezes no carregamento das texturas, ficando com os prédios ficando cinza e demorando cerca de 2s para carregar, atualmente carrega rapidamente, porém, acredito que isso que tenha prejudicado aqueles que jogam a 60fps.
jogo com um ventiladorzinho do lado, meu celular nao trava de jeito nenhum mas se jogar sem meu avançado sistema de resfriação depois de 5 minutos fica injogavel
Tenho um 5T, qndo joguei G.I. no lançamento, com tudo no maximo, ele durou 1:22h de jogo.
Uma pergunta sobre um dado da matéria, cpu chegar a 60 graus é "normal" entao?