Mundo

Free Fire arrecada quase US$ 40 milhões por semana com sucesso no Brasil e no mundo

O mercado dos games é conhecido por arrecadar bilhões de dólares todos os anos, o que consolidou o setor como um dos maiores no entretenimento digital. Um dos motivos é a crescente popularidade de alguns títulos, algo que acontece com Free Fire aqui no Brasil e em boa parte do mundo. Segundo estudo realizado pela Nielsen Super Data, o game mobile é um dos campeões em faturamento neste cenário, conseguindo lucrar US$ 39 milhões em apenas uma semana.

Esse número pode assustar quem não acompanha o mundo dos games, mas a verdade é que esse setor possui um grande potencial no campo financeiro. Algumas projeções, por exemplo, revelam que os jogos eletrônicos devem movimentar cerca de US$ 146 bilhões em 2021. Um número que desbanca até mesmo a indústria do cinema e o mercado de streaming, dois dos maiores setores quando o assunto é entretenimento digital.

O Free Fire da Garena merece um destaque pelos excelentes números que apresenta. Além do grandioso faturamento por semana, o game mobile também possui cifras incríveis durante o ano. Em 2020, foram gastos mais de US$ 2,1 bilhões no universo do game, seja com a compra dentro do jogo ou até mesmo com eventos que envolvem partidas oficiais de eSports. Toda essa variedade na receita é que permite o sucesso financeiro tão forte do jogo.

Apesar disso, o Free Fire não é o único e nem o líder em faturamento anual. Os dados da  Nielsen Super Data também mostram que os games Roblox e Fortnite estão no topo da movimentação financeira. Eles registraram lucros de US$ 2,2 bilhões e US$ 1,8 bilhão, respectivamente, durante os últimos 12 meses. Ou seja, estamos falando de vários sucessos bilionários do mundo dos games.

Dinheiro e estrutura no Brasil

O sucesso de Free Fire entre os brasileiros, algo que contribui bastante para o lucro bilionário do game, é evidente no cenário dos eSports. As competições envolvendo o jogo da Garena estão ganhando estrutura cada vez melhores, e chamando a atenção até mesmo de artistas e músicos. Em 2019, como mostra o artigo publicado no blog da Betway, a Liga Mundial de Free Fire contou com um show histórico do rapper Mano Brown com o MC Jottapê.

A reportagem conta que essa presença ilustre deu um excelente resultado positivo, pois a audiência durante a competição contou com mais de 1 milhão de visualizações simultâneas dos fãs de Free Fire. Ou seja, o sucesso financeiro do game também está ligado com a audiência no cenário competitivo, principalmente aqui no Brasil onde o game é tão popular nos smartphones.

Essa proximidade da música com os games não é algo que acontece apenas com o Free Fire. O levantamento conduzido pela Betway, site de eSports bets, mostra várias colaborações que fizeram sucesso. No Campeonato Brasileiro de League of Legends de 2018, por exemplo, o rapper Emicida levantou o público com um show histórico. Entre os artistas estrangeiros, o evento que ganhou mais destaque na mídia foi a apresentação virtual de Travis Scott no Fortnite. Uma iniciativa que reuniu mais de 27 milhões de jogadores em simultâneo.

Audiência é potencial de sucesso

O Brasil é visto pelas produtoras de games como um lugar com grande potencial de crescimento. Um dos motivos é a audiência que só fica atrás da China e dos Estados Unidos nos números. Em 2020, segundo o levantamento da Global eSports Market Report, o país teve um crescimento de 20% em comparação com 2019 e atingiu a marca dos 21 milhões de espectadores.

Existe uma perspectiva que esse número continue a crescer nos próximos meses, mas o país precisa aproveitar todo esse potencial. A grande audiência dos games por aqui significa que existe um mercado bilionário para ser melhor explorado. O levantamento mostra que, até o final do ano, será movimentado cerca de US$1,5 bilhão no setor por aqui, e aproveitar isso é quase uma obrigação.

O universo dos games está dominando o entretenimento digital, seja aqui no Brasil ou em vários outros países. As receitas de Free Fire durante o ano passado mostram um crescimento incrível, e devem continuar batendo recorde. Uma das ações mais importantes agora é conseguir investir para que o mercado brasileiro possa aproveitar essa receita bilionária disponível, algo que o mundo da música está fazendo ao se aproximar dos games.

Redação

Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: contato.mobilegamerbrasil@gmail.com Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Recent Posts

HUAWEI lança Copa AppGallery de PUBG Mobile com foco na Comunidade

A HUAWEI, em parceria com o PUBG MOBILE, anunciou o lançamento da Copa AppGallery, um…

12 horas ago

PUBG MOBILE anuncia o mapa “RONDO” e grandes novidades para 2025

O PUBG MOBILE, um dos maiores sucessos do mundo mobile, revelou uma série de novidades…

12 horas ago

FREE FIRE: VEJA TUDO DO EVENTO DE NATAL E FIM DE ANO

O Free Fire, um dos maiores sucessos no universo mobile, acaba de lançar o tradicional…

12 horas ago

Moonite Games: Conheça a desenvolvedora brasileira responsável pelo El Hero

A Moonite Games, desenvolvedora brasileira especializada em jogos para plataformas mobile, web e XR, está…

12 horas ago

Toy Story invade Brawl Stars em atualização de Natal!

A parceria épica entre Brawl Stars e Toy Story, da Pixar, chegou para animar as…

13 horas ago

Shopping Iguatemi Bosque faz sucesso com clima de Natal no Roblox

O Iguatemi Bosque, pioneiro no Brasil ao integrar um shopping center ao universo do Roblox,…

13 horas ago