O AetherSX2 é um emulador de PlayStation 2 para Android que foi anunciado recentemente. Gratuito e sem as “artimanhas” do DamonPS2, o AetherSX2 já consegue rodar games de PS2 como Gran Turismo 4 e God of War 2 com taxas de frames na casa dos 60 FPS.
Até o momento, o DamonPS2 é o emulador mais popular de PlayStation 2 para Android. Porém, polêmicas com o projeto (como suspeita de roubo de código), hacks e lista falsas de compatibilidade, fizeram muitas pessoas desacreditarem do projeto.
O AetherSX2 nasce do zero com a proposta de ser um emulador gratuito e de código aberto. Com isso ele pretende fazer a emulação “raiz” mesmo com exigência de bios e etc. Por isso, é exigido pelo menos um dispositivo com Snapdragon 845 ou superior e bastante paciência.
A lista de jogos compatíveis é pequena, mas o emulador já se mostra bastante promissor.
No canal RetroTambayan, é possível acompanhar vários testes em jogos como Tekken 5, Bloody Roar 3, Persona 5, Rachet & Clank e outros.
Outro canal bastante conhecido, o Taki Udon fez um video extenso sobre o AetherSX2. Confira ele abaixo.
A emulação é simplesmente impressionante! O AetherSX2 consegue rodar vários jogos com taxa de atualização na casa dos 60 frames por segundo e usando Upscaling.
Segundo o próprio desenvolvedor, Tahlreth , o PlayStation 2 é uma peça de hardware bastante complicada, com muitos componentes potentes até para os dias atuais.
Ele recomenda aos usuários ter pelo menos um Snapdragon 845 ou superior. Segundo ele, é preciso ter pelo menos 4 cores grandes (Cortex A75). Por conta disso, alguns processadores como Snapdragon série 700G talvez não sejam compatíveis.
Dispositivos com GPUs Mali ou PowerVR executarão o aplicativo, mas o desempenho será muito inferior ao das GPUs Adreno, e o renderizador Vulkan não estará disponível
Ainda será preciso ter o dump da BIOS de um PlayStation 2 para conseguir rodar algum jogo. Para quem não sabe a BIOS, é o chip usado para inicialização de um sistema e operação de entrada e saída básicas de qualquer computador/Console. Como a BIOS é protegida por lei, o desenvolvedor do emulador não pode colocá-la junto com o emulador. O usuário terá que fazer o dump da BIOS do seu próprio videogame ou procurar uma na Internet.
Como se trata de um projeto inicial, ele ainda não está 100% funcional. Vale lembrar que essa é a PRIMEIRA ALPHA do AetherSX2. Por isso, faltam coisas básicas como mais opções de save state e suporte a mais controles Bluetooth (apenas alguns são compatíveis).
O emulador ainda não foi liberado para download, mas você pode acompanhar o projeto através do página oficial dele no Github.
Link do projeto: https://github.com/Tahlreth/tahlreth.github.io/blob/main/index.md
No último vídeo de "Pergunte qualquer coisa" de Delta Force, o primeiro após o lançamento…
A Riot Games fez uma postagem no X (antigo twitter) com uma mensagem sugerindo uma…
Para jogadores que fazem transmissões ao vivo, ocultar seus nomes de usuário pode salvar vidas.…
O update 24 do Blox Fruits trouxe um Rework da Fruta Dragon que está sendo…
O Evento do update 24 de Blox Fruits trouxe novos desafios, incluindo o sistema de…
A Studio Wildcard lançou finalmente Ark: Ultimate Survivor Edition Mobile no Android e iOS. O…