O hype de Cuphead mobile já existe há bastante tempo. Desde 2017, fãs especulam a chegada do game nos celulares. Antes mesmo do jogo do Studio MDHR chegar aos consoles, já havia o rumor de uma versão para mobile.
O tempo passou e essa versão nunca veio. O que chegou mesmo foram diversas versões “não oficiais” feitas por fãs, como SkailoGames lançada em 2019.
Desde 2019, surgiram diversos jogos de Cuphead para mobile feitos por fãs, os chamados fangames. Apesar de parecerem bem interessantes a princípio, todo mundo sabe que esses projetos não podem seguir adiante.
Pode pesquisar no Youtube aí, eu espero. A maioria dos jogos de Cuphead foram ou vão ser abandonados depois de um tempo de produção.
Quer saber o porquê?
O motivo do cancelamento é justamente o sucesso desses fangames.
Basta os produtores de Cuphead ficarem sabendo do desenvolvimento, que eles acionam seus advogadores para mandarem a famosa cartinha “cease and desist”. Essa é uma uma ordem extra-judicial que serve como um aviso: “Pare e desista”, mas para bom entendedor, seria algo mais ou menos assim: “Pare ou vamos te processar”.
Como são donos dos direitos autorais do game, é fácil retirar qualquer material do ar rapidamente, inclusive vídeos.
O caso mais famoso foi o Cuphead PE, uma versão para iPhone que chegou a aparecer na App Store em 2019.
É por isso que a maioria dos projetos de Cuphead Mobile não vão para a frente. Uma hora ou outra, os fãs que desenvolvem esses games vão receber essa cartinha via e-mail ou strike no Youtube.
Se não pode vencê-los, emule-os.
Esse parece ser o mantra do mobile nos últimos anos.
Já que Cuphead não chega nos celulares, os jogadores resolveram partir para a emulação.
E o alvo da vez é o Nintendo Switch.
Já que emular outros sistemas mais pesados está fora de cogitação, os jogadores partiram para emular o portátil da Nintendo.
O emulador usado para isso é o novíssimo Skyline, um projeto recente, mas bastante promissor que tem como diferencial não exigir controle USB-C.
O grande diferencial do Skyline é não exigir nenhum controle. Você pode jogar com os comandos na tela.
A emulação do Skyline ainda não está perfeita, mas já é possível jogar boa parte do começo de Cuphead sem problemas em smartphones top de linha.
O jogo emulado ainda apresenta problemas como queda na taxa de quadros, especialmente conforme você progride na aventura dos cabeça de xícaras.
Abaixo você confere um vídeo do canal “Joaozin Mobile” (nosso narrador) mostrando a emulação de Cuphead do Nintendo Switch no Android.
Leia também:
HoYoverse liberou o pré-download da atualização 5.3 de Genshin Impact, intitulada Ode Incandescente da Ressurreição.…
O jogo Streetball Allstar: DUELO foi lançado no Brasil, Disponível gratuitamente para Android e iOS…
Genshin Impact, o famoso RPG de aventura de mundo aberto da HoYoverse, trará o Festival…
A febre fashionista Dress to Impress, uma das experiências mais populares da Roblox, está entrando…
Desde 2017, a extensão de navegador Honey foi promovida como uma ferramenta indispensável para economizar…
O MMORPG de mundo aberto Tower of Fantasy passará por grandes mudanças em 2025. A…