E do absolutamente nada lançaram no Github um emulador de Windows Phone para Android. O WPR, como é chamado o emulador, está em estágios iniciais de desenvolvimento, mas já consegue iniciar alguns games.
Fácil de usar, o emulador já consegue rodar vários jogos, veja como essa façanha foi feita.
Veja alguns jogos rodando no vídeo abaixo do canal Joaozin Mobile (Inscreva-se):
Quem postou a novidade no Reddit foi o próprio desenvolvedor do emulador. Segundo ele, o WPR Alpha 0.0.1, ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento, mas já conta com grandes avanços.
De acordo com o desenvolvedor, 15 dos 33 jogos que ele testou iniciaram.
Características do emulador WPR:
Assim como outros emuladores como o do Switch, o WPR interpreta diretamente as instruções de baixo nível do Windows Phone para Android. É como se o emulador pega-se um atalho e ao invés de tentar reinterpretar tudo, pega apenas as instruções que iriam para a GPU e as traduz para as GPUs atuais. O resultado impressiona pela facilidade e mostra como dispositivos da mesma arquitetura podem rodar jogos sem muita dificuldade.
Jogos testados até o momento:
LINK PARA DOWNLOAD DO EMULADOR (APK)
Por que esse emulador é interessante?
Esse emulador é interessante pois ele vai permitir rodar aplicativos e principalmente jogos que ficaram presos no antigo sistema da Microsoft. Além disso, será possível também rodar games antigos que existiam no Android, mas que foram removidos das lojas de aplicativos, e que não existem mais.
Para quem não se lembra, ou era muito novo na época, o Windows Phone foi um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft para os celulares da marca. Ele foi lançado em 2010 e descontinuado em 2017, mas a morte de todas as versões do sistema, aconteceu mesmo apenas em 2020.
Fruto de uma parceria desastrosa com a Nokia, o Windows Phone foi um bom sistema operacional, mas que não contou com uma boa adesão por parte dos desenvolvedores. Devs de aplicativos como Gmail, Facebook e Instagram, demoraram muito para ingressar no sistema.
A Microsoft foi um pouco arrogante também na época, pois havia feito várias aquisições bilionárias como Skype e a Nokia. O sucesso, segundo ela, era quase certo.
Vale lembrar que na época (2010), todos os sistemas focados em telas touch eram iniciantes e maioria da população não tinha smartphone, apenas celulares comuns. Smartphone nessa época, era como os top de linha hoje em dia, apenas uma pequena fração da população tinham eles.
Voltando aos problemas do Windows Phone. Aplicativos muito populares demoraram para chegar na plataforma. Muitos deles como Instagram e Facebook eram limitados e funcionavam direito. Em suma, a Microsoft subestimou a parceria que deveria fazer com grandes apps para ter eles no seu sistema da melhor forma possível.
Quem aí lembra do Windows Phone? Você teve um? Deixe um comentário!
Leia também:
Asus Estaria Copiando a Samsung? -Especulações começam a surgir na web sobre o próximo smartphone…
Imagine um livro que ganha vida. É mais ou menos assim Tengami, um jogo de…
O El Hero, novo Battle Royale desenvolvido pela Moonite Games e idealizado pelo influenciador brasileiro…
Dragon Quest X: Rise of the Five Tribes Offline foi lançado como um jogo pago…
Ragnarok M: Eternal Love 2 Causou grande entusiasmo entre os fãs de jogos novamente. Recentemente,…
Olá, viajantes estelares! Honkai: Star Rail, que já está quase completando 2 anos, chegou à versão…