Lançar uma cópia “Overwatch Mobile” é sucesso na certa né? Na verdade não! Pelo contrário!
Desde 2017 não param de surgir games para Android e iOS com jogabilidade e visual parecidos com os de Overwatch.
Enquanto o game da Blizzard conta com um sucesso quase certo, vide as filas de Overwatch 2 no lançamento, no mobile a coisa é bem diferente.
Para quem não conhece o estilo, um jogo de tiro com heróis de habilidades fantasiosas, se enfrentando em pequenas arenas, é apelidado comumente de Hero Shooter.
Esse estilo de jogo tem surgido no mobile desde o lançamento de Overwatch no PC.
Contudo, o que parece uma fórmula certa de sucesso, se revelou uma tonelada de fracassos retumbantes do tipo que fecha estúdios e pode levar até algumas publicadoras à falência.
Foram muitos jogos lançados de 2017 para cá com essa pegada de Overwatch. A maioria deles eram jogos bons, mas que acabaram por falta de interesse do público.
A Gameloft tomou um prejuízo enorme com o fracasso de Modern Combat Versus.
Veja alguns exemplos de jogos estilo Overwatch que foram fecharam seus servidores em pouco tempo ou nunca foram lançados cancelados:
Além desses há games que estão na “geladeira”, esperando uma janela de lançamento ou um investimento de marketing, vulgo “hype”, minimamente decente.
Nessa categoria entram jogos como: Project X22, Dream Edge e Star Wars: Hunters.
Diante de tantos estúdios bons fracassando e franquias de peso como Star Wars passando vergonha , fica a pergunta: por que os hero shooters não fazem sucesso no mobile?
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Se eu soubesse a resposta para essa pergunta, estaria trabalhando em alguma grande desenvolvedora de jogos.
Mas se há uma coisa que percebi com os lançamentos de shooters como Apex e COD Mobile, é que o público não quer mais as “cópias”.
Basta prestar um pouco atenção no mercado mobile. Novos games que são “cópias”, não fazem mais o sucesso que faziam antigamente.
Os jogadores estão preferindo esperar para jogar o port verdadeiro de Valorant ou COD Warzone, por exemplo.
Os jogos que são “parecidos” ou o “xxxx mobile” da empresa A ou B não chamam mais tanta a atenção como antigamente. Isso se aplica em qualquer estilo de jogo, não apenas nos hero shooter.
Em outras palavras, a época dos “jogos cópia” surfarem o oceano de dinheiro do mercado mobile já passou. Quem aproveitou, aproveitou, melhor exemplo disso é Free Fire.
Os gamers agora querem exatamente aquela franquia no mobile. E mesmo assim, nem isso garante que o game será o líder daquele segmento.
Um bom exemplo disso é League of Legends Wild Rift que demorou tanto para chegar que Mobile Legends continua na liderança como o MOBA mais jogado no ocidente.
Enfim, dito tudo isso ainda penso que há algum segredo para confirmar por que os hero shooters não chamam tanta atenção.
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