Os jogos mobile estão vivendo a revolução dos ports. Jogos feitos em outras plataformas como PC e Nintendo Switch estão sendo portados por fã (na base da força e muita criatividade) e rodando nativamente no Android. Em alguns casos, como o de Hollow Knight, o port é tão bem feito que há pessoas que pensam se tratar de um versão oficial.
E parece que essa moda está longe de terminar. O mais novo recente jogo a entrar nessa foi o Rain World.
Rain World é um jogo de plataforma desenvolvido pela Videocult e publicado pela Adult Swim Games. O game teve versões para PlayStation 4, Windows e Nintendo Switch.
O jogo se passa em um mundo pós-apocalíptico onde o jogador controla um slugcat, uma pequena criatura tentando sobreviver em um ambiente hostil cheio de criaturas perigosas.
Os visuais são muito bonitos, com uma estética 2D desenhada à mão que é ao mesmo tempo bonita e misteriosa. Os ambientes do jogo estão repletos de uma variedade de criaturas diferentes, cada uma com seus próprios comportamentos e habilidades. O jogador deve navegar por esses ambientes, evitando ou derrotando essas criaturas para sobreviver.
A jogabilidade em Rain World é desafiadora e recompensadora.Apesar de ser um jogo de plataforma, o game conta com elementos de sobrevivência. O slugcat do jogador tem uma quantidade limitada de energia, e o jogador deve constantemente procurar comida para sobreviver. Esta pode ser uma tarefa difícil, pois os ambientes estão repletos de criaturas perigosas.
Uma das coisas mais interessantes sobre Rain World é que é um jogo gerado processualmente, o que significa que cada jogada será diferente. Isso aumenta o fator replay do jogo, já que o jogador nunca saberá o que esperar quando entrar em uma nova área.
Port não é emulação
Sobre o port, este é mais um exemplo de como jogos feitos em Unity ou C# são bastante flexíveis quando o assunto é portá-los para outras plataformas. Parece que basta um programador habilidoso com entendimento de linguagem de baixo nível para entender como levar o launcher do jogo para outra plataforma. Um bom exemplo é o port de Hollow Knight que mencionamos antes que utiliza os mesmos arquivos da versão de PC.
Gameplay do port:
Outros ports:
- Hollow Knight Mobile: port feito por fã é o jogo completo e roda até em um J7
- Jogos APK que são games de PC no Android (ports não oficiais)
- Anbernic RG505: novo portátil Android roda até PS2 e custa menos de 900 reais
- Skyline Edge: emulador de Switch para Android recebe importante atualização
.