Second Life, o pioneiro dos metaversos, se prepara para a chegada nos dispositivos com Android e iOS.
Após duas décadas de sucesso (ou quase) nos computadores, o inovador jogo de simulação de vida Second Life está a caminho dos celulares. A novidade foi revelada em 10 de março na página da comunidade do jogo, que anunciou que Second Life estará disponível tanto para Android quanto para iOS. No entanto, como o projeto ainda está em seus estágios iniciais, levará algum tempo até que a versão final seja lançada.
A chegada do Second Life aos smartphones e tablets marcará a primeira vez que o jogo estará disponível em uma plataforma diferente dos PCs. A notícia surpreendeu e entusiasmou a comunidade de jogadores, e a desenvolvedora Linden Lab compartilhou um vídeo de quase cinco minutos mostrando alguns aspectos do projeto.
No vídeo, a vice-presidente de produto e o vice-presidente de engenharia da empresa explicam que a versão mobile de Second Life está sendo criada com o motor gráfico Unity. Eles focaram primeiro nos elementos mais complexos do jogo, como a criação de avatares e a construção de mundos detalhados.
Os desenvolvedores estão empolgados com a similaridade visual entre as versões para dispositivos móveis e computadores, o que permitirá aos jogadores veteranos se sentirem à vontade ao experimentar a nova versão mobile.
Um beta do jogo para dispositivos móveis deve ser lançado em algum momento de 2023 para aqueles interessados em testar a novidade.
Second Life: o precursor dos metaversos
Lançado em junho de 2003 pela Linden Lab, Second Life se antecipou ao conceito de metaverso popularizado recentemente por Mark Zuckerberg. O jogo reuniu uma base de jogadores interessados em explorar uma vida virtual onde poderiam ser quem quisessem. Outros títulos similares, como Avakin Life e Socio Town, seguiram os passos de Second Life.
Trailer Second Life 2023:
A possibilidade de interagir com outras pessoas, construir relacionamentos e até trabalhar em um ambiente virtual já era uma realidade no simulador de vida. Portanto, o lançamento de uma versão para dispositivos móveis pode trazer novo fôlego ao jogo, que perdeu parte de sua popularidade ao longo dos anos.
É importante lembrar que a Linden Lab trabalhava anteriormente em um sucessor de Second Life voltado para a realidade virtual, chamado Sansar. No entanto, após dedicar muito tempo ao projeto, a desenvolvedora optou por encerrá-lo e vendeu os direitos.
Fonte: arstechnica