Notícias

Mercado de games mobile retrai em 2022, mas já mostra recuperação em 2023

A Adjust, uma suíte de mensuração e analytics, divulgou seu relatório anual Mobile App Trends, que analisa informações sobre downloads e registros em aplicativos de diversas verticais, incluindo a indústria de jogos. Segundo o relatório, as instalações de apps de games diminuíram 12% globalmente em 2022 em relação a 2021, com a América do Norte registrando a maior queda (-20%) e a América Latina a menor (-6%).

Entretanto, os números parecem ser temporários, já que dados globais de 2023 indicam um aumento de 23% nas instalações em janeiro em comparação com o quarto trimestre de 2022 e 10% a mais do que a média total de 2022. Além disso, a receita in-app (valores gastos dentro dos apps) cresceu 6% em relação à média do período anterior e 14% em comparação com o último trimestre de 2022.

O relatório também listou os jogos mais baixados globalmente, com o game de corrida infinita Subway Surfers liderando o ranking, seguido pelo battle royale Stumble Guys e pelo app do universo virtual da plataforma global Roblox. Candy Crush e FIFA Mobile também aparecem na lista dos 10 mais baixados, ocupando a quarta e a sétima posições, respectivamente.

Publicidade

Os jogos hipercasuais, caracterizados por sua simplicidade e desafios básicos, dominaram o mercado, representando 25% do total de instalações. A categoria ação ficou em segundo lugar (14%), seguida pelos games de puzzle (12%). Jogos de esportes e casuais empataram com 9%.

Em 2022, os games de música e educação foram as subcategorias que apresentaram maior crescimento, com 190% e 124% respectivamente. Outros gêneros de jogos também tiveram aumento durante o ano, como corrida (+20%), palavras (+7%), competição (+5%) e arcade (+3%).

O relatório Mobile App Trends, baseado em conjuntos de dados de mais de 100 mil aplicativos mensurados pela Adjust, analisa tendências de longo prazo em taxas globais de instalação, sessão, tempo gasto in-app, retenção e taxas de reatribuição, entre outros. Para mais insights, é possível baixar o ebook completo no site da Adjust.

A Adjust é uma empresa especializada em mensuração e análise de aplicativos, ajudando profissionais de marketing a expandir seus aplicativos em diferentes plataformas, desde dispositivos móveis até CTV. A empresa é de propriedade da AppLovin (Nasdaq: APP) e está sediada em Berlim, Alemanha.

 

Redação

Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: contato.mobilegamerbrasil@gmail.com Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Recent Posts

Free Fire foi o jogo mobile mais baixado do mundo em 2024, segundo relatório

O Free Fire continua sendo um dos maiores fenômenos do mundo dos games para celular.…

1 dia ago

Jogos da Netflix já tem quase 300 milhões de downloads, GTA: San Andreas é o título mais popular

O serviço de jogos por assinatura da Netflix tem o que comemorar. Desde o seu…

2 dias ago

Roblox dá início ao seu desafio de US$ 1 milhão para jogadores

A Roblox Corporation anunciou o início de A Busca: Mega Edição, um desafio global dentro…

2 dias ago

Apple Arcade revela os jogos que chegam ao catálogo em abril de 2025

O Apple Arcade anunciou seus novos jogos que serão lançados em abril de 2025. Ao…

2 dias ago

Crunchyroll adiciona mais dois JOGOS MOBILE ao seu catálogo

A Crunchyroll segue expandindo seu serviço Game Vault, trazendo novas opções para os assinantes do…

2 dias ago

Star Wars: Hunters será encerrado pela Zynga

A Zynga anunciou que vai encerrar Star Wars: Hunters, o game no estilo hero shooter,…

2 dias ago