Notícias

Mercado de games mobile retrai em 2022, mas já mostra recuperação em 2023

A Adjust, uma suíte de mensuração e analytics, divulgou seu relatório anual Mobile App Trends, que analisa informações sobre downloads e registros em aplicativos de diversas verticais, incluindo a indústria de jogos. Segundo o relatório, as instalações de apps de games diminuíram 12% globalmente em 2022 em relação a 2021, com a América do Norte registrando a maior queda (-20%) e a América Latina a menor (-6%).

Entretanto, os números parecem ser temporários, já que dados globais de 2023 indicam um aumento de 23% nas instalações em janeiro em comparação com o quarto trimestre de 2022 e 10% a mais do que a média total de 2022. Além disso, a receita in-app (valores gastos dentro dos apps) cresceu 6% em relação à média do período anterior e 14% em comparação com o último trimestre de 2022.

O relatório também listou os jogos mais baixados globalmente, com o game de corrida infinita Subway Surfers liderando o ranking, seguido pelo battle royale Stumble Guys e pelo app do universo virtual da plataforma global Roblox. Candy Crush e FIFA Mobile também aparecem na lista dos 10 mais baixados, ocupando a quarta e a sétima posições, respectivamente.

Publicidade

Os jogos hipercasuais, caracterizados por sua simplicidade e desafios básicos, dominaram o mercado, representando 25% do total de instalações. A categoria ação ficou em segundo lugar (14%), seguida pelos games de puzzle (12%). Jogos de esportes e casuais empataram com 9%.

Em 2022, os games de música e educação foram as subcategorias que apresentaram maior crescimento, com 190% e 124% respectivamente. Outros gêneros de jogos também tiveram aumento durante o ano, como corrida (+20%), palavras (+7%), competição (+5%) e arcade (+3%).

O relatório Mobile App Trends, baseado em conjuntos de dados de mais de 100 mil aplicativos mensurados pela Adjust, analisa tendências de longo prazo em taxas globais de instalação, sessão, tempo gasto in-app, retenção e taxas de reatribuição, entre outros. Para mais insights, é possível baixar o ebook completo no site da Adjust.

A Adjust é uma empresa especializada em mensuração e análise de aplicativos, ajudando profissionais de marketing a expandir seus aplicativos em diferentes plataformas, desde dispositivos móveis até CTV. A empresa é de propriedade da AppLovin (Nasdaq: APP) e está sediada em Berlim, Alemanha.

 

Redação

Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: contato.mobilegamerbrasil@gmail.com Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Recent Posts

Promoção de Dia das Mães OPPO: smartphones premium que cabem no bolso

Para quem está pensando em trocar de celular ou aproveitar a data para presentear, a…

10 horas ago

OPPO Reno13: cara de iPhone, coração de Android!

Vou ser bem sincero: apesar de admirar a Apple, nunca gostei muito do uso do…

23 horas ago

PUBG Mobile também marca presença na Gamescom Latam 2025 ao lado do Kwai

Quem também marcou presença na Gamescom Latam 2025 foi o PUBG Mobile. Em parceria com…

2 dias ago

Garena Delta Force traz estande gigante para a Gamescom Latam 2025

Com um estande gigantesco a Garena trouxe Delta Force para a Gamescom Latam 2025. O…

2 dias ago

ÁRIDA 2 ganha novo teaser na Gamescom Latam 2025

Evento trouxe o primeiro teaser oficial de “ÁRIDA 2: Rise of the Brave”, sequência da…

2 dias ago

Play! Emulador de PS2 para Android e iOS que dispensa Bios recebe novidades

O Play!, um dos emuladores de PlayStation 2 para Android, iOS e PC, acaba de…

3 dias ago