Notícias

Mercado de games mobile retrai em 2022, mas já mostra recuperação em 2023

A Adjust, uma suíte de mensuração e analytics, divulgou seu relatório anual Mobile App Trends, que analisa informações sobre downloads e registros em aplicativos de diversas verticais, incluindo a indústria de jogos. Segundo o relatório, as instalações de apps de games diminuíram 12% globalmente em 2022 em relação a 2021, com a América do Norte registrando a maior queda (-20%) e a América Latina a menor (-6%).

Entretanto, os números parecem ser temporários, já que dados globais de 2023 indicam um aumento de 23% nas instalações em janeiro em comparação com o quarto trimestre de 2022 e 10% a mais do que a média total de 2022. Além disso, a receita in-app (valores gastos dentro dos apps) cresceu 6% em relação à média do período anterior e 14% em comparação com o último trimestre de 2022.

O relatório também listou os jogos mais baixados globalmente, com o game de corrida infinita Subway Surfers liderando o ranking, seguido pelo battle royale Stumble Guys e pelo app do universo virtual da plataforma global Roblox. Candy Crush e FIFA Mobile também aparecem na lista dos 10 mais baixados, ocupando a quarta e a sétima posições, respectivamente.

Publicidade

Os jogos hipercasuais, caracterizados por sua simplicidade e desafios básicos, dominaram o mercado, representando 25% do total de instalações. A categoria ação ficou em segundo lugar (14%), seguida pelos games de puzzle (12%). Jogos de esportes e casuais empataram com 9%.

Em 2022, os games de música e educação foram as subcategorias que apresentaram maior crescimento, com 190% e 124% respectivamente. Outros gêneros de jogos também tiveram aumento durante o ano, como corrida (+20%), palavras (+7%), competição (+5%) e arcade (+3%).

O relatório Mobile App Trends, baseado em conjuntos de dados de mais de 100 mil aplicativos mensurados pela Adjust, analisa tendências de longo prazo em taxas globais de instalação, sessão, tempo gasto in-app, retenção e taxas de reatribuição, entre outros. Para mais insights, é possível baixar o ebook completo no site da Adjust.

A Adjust é uma empresa especializada em mensuração e análise de aplicativos, ajudando profissionais de marketing a expandir seus aplicativos em diferentes plataformas, desde dispositivos móveis até CTV. A empresa é de propriedade da AppLovin (Nasdaq: APP) e está sediada em Berlim, Alemanha.

 

Redação

Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: contato.mobilegamerbrasil@gmail.com Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Recent Posts

Game of Thrones: Kingsroad é lançado oficialmente no Android, iOS e PC

Novo RPG de mundo aberto da Netmarble já está disponível com suporte a cross-play e…

2 dias ago

Jogadores descobrem bug que permite voar no PUBG Mobile

Jogadores de PUBG Mobile descobriram um glitch (bug) que permite fazer o personagem literalmente voar…

2 dias ago

Strinova, novo shooter tático em estilo anime, abre inscrições para beta técnico no mobile

Beta fechado para Android e iOS será realizado no Sudeste Asiático; jogo mistura 3D e…

2 dias ago

Fortnite retorna a App Store US após pressão da Juíza do caso

Após cinco anos, e intensas batalhas judiciais, Fortnite está de volta na App Store dos…

2 dias ago

Pokémon GO é eleito melhor jogo mobile da Gamescom Latam 2025 e anuncia GO Fest em São Paulo

Com mais de 40 mil visitantes no estande, título da Niantic se destacou entre os…

3 dias ago

El Hero lança skin do meme “Tung Tung Tung Sahur”

Você já tinha visto essa skin na nossa notícia anterior, agora é o lançamento oficial…

3 dias ago