Ele está chegando. No começo do ano, o Google apresentou o que seria a nova versão do Android, o Android 14.
O codinome Upside Down Cake (bolo de cabeça para baixo) parece até uma analogia perfeita do que a Google pretende fazer com o sistema que é exatamente o contrário do que se espera de um software livre.
A partir do Android 14, o sistema operacional vai recusar a instalação de aplicativos antigos (anteriores ao Android 6) via APK.
Nos últimos dias, a Google liberou uma prévia disso direto na Google Play. Vários jogos e aplicativos antigos que ainda estão na loja não permitem mais a instalação.
O principal impacto negativo será para o fã de jogos antigos do Android, bem como o fã de emuladores.
O Android 14 não permitirá a instalação de APK de jogos antigos. Acessar partes internas do sistema como pasta DATA e OBB também ficará mais difícil.
Para contornar o bloqueio, será necessário utilizar root ou um PC.
Embora a medida aparente ser benéfica, visando a segurança do sistema, na prática, não parece isso. Principalmente quando você olha para a concorrência.
O Android, na realidade, está se tornando um sistema mais fechado.
Curte jogos clássicos? Não atualize!
Vários jogos clássicos da Gameloft e EA já deixaram de funcionar no Android 13. No Android 14, até mesmo os games modificados por fãs deixarão de funcionar.
Então se você é fã da nostalgia ou até mesmo se tem jogos caros que você comprou, já fica o alerta para desativar a atualização do sistema.A probabilidade de você perder os games antigos é muito alta, mesmo os que estão na Google,Play.
Segurança mesmo ou algo mais?
Segundo a Google, o objetivo é tornar o Android mais seguro.
Mas será mesmo?
Recentemente, o Google entrou em guerra com aplicativos que usam a API do Youtube para oferecer alternativas ao aplicativo padrão do site de vídeos. Muitas dessas alternativas, são aplicativos que pulam os anúncios.
Também não faz muito tempo, a empresa foi “pega” rastreando usuários na aba anônima do Chrome no Android.
Então o discurso de tornar o Android para prevenir malwares e vírus cai por terra, pois parece que o foco é outro.
Parece que a ideia em toda essa polêmica é tentar manter o máximo de controle do sistema, dando menos liberdade ao usuário.
Vivemos num mundo invertido?
O mundo não dá voltas, ele capota, já dizia o ditado.
Agora veja só, o iOS, por mais incrível que possa parecer, está ficando mais aberto.
O sistema da Apple atualmente, aceita a instalação de aplicativos e jogos via sideload, inclusive jogos muito antigos do tempo do iOS 4.0 (2010).
Para isso basta, tornar o seu dispositivo no modo Desenvolvedor e “reassinar” o aplicativo de 7 em 7 dias. Feito isso, você pode instalar aplicativos e jogos de qualquer era do iOS, e na maioria das vezes eles funcionam perfeitamente. Mesmo no iOS 16, tudo sem jailbreak.
Conclusão
Embora a intenção do Google pareça das melhores, restringir a liberdade de escolha dos usuários pode causar um efeito oposto do esperado. Principalmente quando a concorrência está indo na direção oposta.
O Android vai manter diversas brechas, principalmente quando o assunto é privacidade, e a Google parece não se importar com elas.
Além disso, ao impor exigência adicionais aos desenvolvedores, O sistema como um todo parece muito mais fechado e restritivo.
Leia também:
- 5 Alternativas ao Youtube Vanced para Android
- Apple removeu Fortnite da App Store (atualizado: e a Google Também)
- Os anos de crescimento rápido dos jogos mobile acabaram?