No review found!
No review found!
Horizon Chase 2 é um jogo que não teve muita cobertura da mídia. Disponível para Apple Arcade e lançado apenas para iPhone e iPad, o game tem o agravante de não ter um bom desempenho em aparelhos mais modestos da Apple, como o iPhone 8 Plus.
Como a maioria do público gamer do iOS geralmente é formado por pessoas de baixa renda (como eu), que compram aparelhos usados, ficou aquela impressão de que o jogo sumiu por ser “ruim”.
Então ficou a dúvida: Horizon Chase 2 é bom?
Horizon Chase 2 é incrível! O jogo é uma continuação muito bem-vinda, que demonstra como o estúdio Aquiris entende não apenas de nostalgia, mas também como desenvolver um game viciante de corridas arcade.
Ao manter todos os elementos do original, o segundo jogo trouxe mais customização de veículos e modo multiplayer online no mobile. Contudo, o grande atrativo são as pistas muito criativas e velocidade insana.
Leia o nosso review!
Horizon Chase 2 foi lançado em setembro de 2022, há quase 8 meses, e por incrível que pareça, pouca gente fala dele.
Talvez a coisa melhore com o lançamento do multiplayer local para a versão de MacOS e Apple TV.
Em jogos como Horizon Chase, onde a velocidade e precisão são quase um mantra, ficou claro para mim que o iPhone 8 Plus não iria “tankar” o Horizon Chase 2 rodando a 60fps por vários minutos.
Isso foi bem decepcionante por parte do meu antigo e cansado iPhone 8, mas deixou bem claro que esse jogo fica mais divertido em 60FPS travado ou até em 120 FPS no iPad Pro.
Em iPhones anteriores ao 11, Horizon Chase 2 vai parecer um pouco borrado e com travadinhas (stuttering) em alguns cenários, como florestas.
Eu sei que a Aquiris queria um jogo para larga audiência, mas na minha opinião, os requisitos recomendados são esses:
A questão é que os problemas de performance em iPhones e iPads mais antigos são bem irritantes e podem comprometer completamente uma corrida.
Em Horizon Chase 2, tive a ligeira impressão de que o estúdio quis deixar a nostalgia um pouco de lado.
O visual já não remete tanto aos clássicos dos 16 bits.
O estilo visual ainda é cartunizado, mas está mais distante do low poly do jogo original.
Se eu tivesse que comparar com outros jogos, a aparência de Horizon Chase 2 me faz lembrar dos jogos do começo da era 3D nos consoles, até Out Run 2.
Horizon Chase 1 tinha aquela pegada de “jogo 16 bits reformulado” para a geração atual. No 2, tive mais a impressão de estar jogando um título da geração PS2 ou Dreamcast. O que não é uma crítica negativa, longe disso.
Isso demonstra que o estúdio Aquiris não quer apenas usar a muleta da nostalgia e que realmente acredita e confia no gameplay de Horizon Chase 2.
Basta apenas dois segundos para compreender a jogabilidade de Horizon Chase 2. O jogo não traz absolutamente nenhuma mecânica nova em relação ao jogo anterior. Eles até retiraram uma: a dos combustíveis.Em Horizon Chase 2, o carro não fica sem gasolina.
A inovação está na dificuldade.
Não é que o jogo esteja impossível de jogar. Ele continua fácil de começar e até de terminar. No entanto, conseguir 100% no modo “Volta ao mundo” exigirá mais tentativas.
O modo “Volta ao mundo” é o modo principal e offline, no qual o jogador deve vencer corridas para desbloquear novos países com novas pistas.
Assim como no primeiro jogo, esse modo tem pequenos desafios internos propostos como uma “Moeda de troca” para desbloquear novas fases. Fazendo tudo, você logo tem acesso a novas pistas, mas é possível avançar sem precisar completar tudo neste jogo.
O modo “playgrounds” é o modo online do jogo, que não consiste apenas em corridas versus outros jogadores. Esse modo está recheado de conquistas e insígnias que você pode usar para exibir suas habilidades no jogo.
O desafio começa no modo “Torneios”. Este modo consiste em uma série de desafios que exigem o máximo de sua atenção e reflexos.
Assim como no primeiro jogo, aquela sensação de ter que “platinar 100%” vai dominar você!
O jogo conta com 55 pistas em cinco países. A quantidade de carros é pequena são apenas 12 veículos, mas o jogo ganha updates constantes.
Principais mudanças na jogabilidade
Top Gear e qualquer arcade racing sempre tiveram aquele efeito de “desligar o cérebro” e confiar 100% em memorização e reflexos. Uma terapia em forma de videogame.
Sempre guardei essa sensação comigo e revivi-a ao jogar Horizon Chase 1. Felizmente, essa sensação ainda pode ser sentida em Horizon Case 2.
O jogo segue o mantra de ser “mobile first” e traz controles touch que parecem responder de forma ainda melhor do que no primeiro jogo.
É muito fácil ficar completamente imerso no jogo deixando apenas o cérebro responder de forma instintiva a cada curva.
O grande diferencial no quesito visual são os cenários. Os lugares onde as corridas acontecem agora exibem uma riqueza de detalhes com muita variação de vegetação, construção e até clima, tudo dentro de uma única corrida.
Os cenários de Horizon Chase 2 são muito mais elaborados do que os do primeiro jogo, e talvez por isso ele seja um pouco pesado para aparelhos antigos da Apple. (Obs: Vai rodar, mas talvez a 30 fps).
As pistas do Brasil são especialmente bonitas, com referências claras a rodovias do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Brasília.
Graças aos gráficos mais avançados, os detalhes ficaram impressionantes.
Além dos cenários melhorados, as pistas de Horizon Chase 2 testam o reflexo e tempo de reação como poucos jogos de corrida da atualidade.
Com menos retas e lotadas de curvas “pra lá e pra cá”, as pistas de Horizon Chase 2 não perdoam nem se você se distrair por 0,2 segundos.
Se há um aspecto em que Horizon Chase realmente se destaca, é em sua trilha sonora.
Com composições do lendário músico Barry Leitch, Horizon Chase 2 apresenta músicas tão viciantes quanto o próprio gameplay.
As músicas, embora ainda eletrônicas no mesmo estilo do primeiro jogo, parecem ser uma evolução, trazendo uma clara sensação de que não se trata apenas de “o mesmo jogo 2”.
Minha escolha favorita é “Forest 1990, Pt. II”, que parece uma reinvenção do clássico tema de Lotus Turbo Challenge 2, também de autoria de Barry Leitch.
Como você já deve saber, não há qualquer previsão ou mesmo possibilidade de Horizon Chase 2 chegar ao Android.
O contrato que a Apple faz para lançamentos como esse no Apple Arcade deixa bem claro que o jogo pode ser lançado futuramente em outras plataformas… EXCETO ANDROID.
Sim, eu sei, isso é bem chato! É realmente uma pena, mas é assim que a Apple trabalha em seu serviço, da mesma forma que uma plataforma portátil de jogos, com jogos multiplataforma e exclusivos.
A recente adição do modo multiplayer local no MacOS e AppleTV indica que o game pode chegar em outras plataforma em breve com o nome de Horizon Chase 2 Turbo.
Eu acredito que os fãs de jogos de corrida vão se surpreender com Horizon Chase 2. À primeira vista, o jogo pode não encantar, mas aqueles que forem mordidos pelo “bichinho” de fazer 100% ficarão alucinados com esse incrível game.
+ Prós
– Contras
Desenvolvedora: Aquiris
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Não
Requer iOS 13
Idioma: Português | Tamanho: 5 GB
A NetEase Games anunciou o roadmap de desenvolvimento para Once Human em 2025, trazendo grandes…
A Tencent Games anunciou o lançamento de One Piece: Ambition, um RPG de ação em…
A Tencent Games fará um teste fechado de Light of Motiram, aquele de sobrevivência em…
A NetEase Games anunciou que o jogo Dead by Daylight Mobile será encerrado em 20…
No último vídeo de "Pergunte qualquer coisa" de Delta Force, o primeiro após o lançamento…
A Riot Games fez uma postagem no X (antigo twitter) com uma mensagem sugerindo uma…
View Comments
Aquiris se juntando a Epic Games deve aumentar muito o seu patamar agora.
Muito bom mesmo. Esse estúdio brasileiro está voando!