Terminou neste domingo (2), o evento BIG Festival (Best International Games Festival),. A edição 2023 impressionou pelo tamanho e atrações, mas uma coisa incomodou: a falta de novidades para a plataforma Mobile.
Como todos já sabem e foi apontado em diversas pesquisas, o mobile é a principal plataforma de jogos no Brasil. A mais jogada, independente do parâmetro usado.
O Big Festival trouxe diversas atrações internacionais e nacionais, além de grandes anúncios de jogos indie. Simplesmente um evento nível “BGS” com muita coisa interessante para o público gamer.
Principais atrações do Big Festival foram:
- Takashi Tokita – designer-chefe de Final Fantasy IV e diretor de Chrono Trigger
- Chance Glasco – ex produtor de Call of Duty
- Haunted House e outros jogos da Atari foram lançados no Brasil
- Stand do Diablo V
- Warner apresentando Mortal Kombat 1
- E muito mais
O que teve de Mobile no Big Festival
Foram apresentados diversos jogos indies nacionais, cerca de 250 games no total. Contudo, a quantidade de jogos anunciados para mobile impressionou: apenas um.
No Place for Bravery foi lançado para Android no evento. O game é um RPG de ação 2D com combate hack’n slash e uma bela pixelart. O jogo é do estúdio brasileiro Glitch Factory.
Foi chocante como os desenvolvedores brasileiros, em sua enorme maioria, nem quiseram comentar um futuro lançamento dos seus jogos na plataforma mobile. Nem mesmo quando o projeto tinha cara de “jogo mobile”.
Para não dizer que não tivemos grandes coisas com relação a nossa plataforma, tivemos o pessoal da Finger Soft, publicadora de jogos da Finlândia que já emplacou clássicos como Hill Climb Racing e muitos outros.
Com a palestra “Game Changers: Insights da indústria da Finlândia”, Markus Vahtola, CMO da Fingersoft,, destacou, durante o encontro com o público, que o país está de olho em talentos brasileiros. “O Brasil é um mercado grande com muitos talentos criativos e trabalhar com uma equipe multicultural é sempre muito rico”.
Na Finlândia, o mercado de games movimentou cerca de €3.2 bilhões em 2021, segundo o relatório da NeoGames sobre a Indústria de Jogos da Finlandesa, um valor recorde que se manteve em 2022. Com o mercado em alta, a busca por talentos também segue acelerada.
O produtor de jogos brasileiro Cláudio Lins, de 42 anos, tem mais de 20 anos de experiências neste mercado e mora na Finlândia há 10 anos. No evento, ele compartilhou um pouco de sua trajetória e como é viver no país mais feliz do mundo e deu dicas valiosas para quem sonha em trabalhar fora do Brasil. “Invista num excelente portfólio e quando tiver mais experiência, busque oportunidades de vagas remotas. Quando você tiver num nível sênior, aplique para empresas e países do seu interesse”.
Eles não foram os únicos procurando talentos brasileiros. O desenvolvedores da Poki, uma plataforma de jogos online que agrega jogos mobile populares como Subway Surfers, também estava no evento procurando talentos brasileiros.
O BIG volta em 2024, mas ainda dá para acessar a Área Business online. 😉
A @Poki tem a missão de criar o maior playground online em todo mundo! Com uma comunidade de 350+ programadores de jogos, eles estão criando um novo padrão na Web. Tem um jogo? ➡️ https://t.co/JvOzko1wtp pic.twitter.com/2GTe5CwcnJ— BIG Festival 🎮 (@BIG_Festival) July 3, 2023
No evento, de jogos mobile mesmo, brasileiros, contamos apenas com Kakele Online, um jogo de MMORPG para mobile já lançado há muito tempo. O game lembra um pouco Tibia e possui uma grande comunidade online.
O pessoal do Studio Aquiris (recentemente comprados pela Epic) estavam no evento para apresentar Horizon Chase 2. O game ainda estava sendo demonstrado em sua versão mobile para iOS, mas já é alguma coisa não é mesmo?
#MiniReview de #HorizonChase2 aqui no #BigFestival@HorizonChase @EpicGamesBR @BIG_Festival @NerdliciousBR pic.twitter.com/dWIMAMPam7
— Rogério Princiotti (@omoristas) June 29, 2023