Ícone do site Mobile Gamer Brasil

Big Festival 2023: evento se consolida, mas “esquece” do mobile

Terminou neste domingo (2), o evento BIG Festival (Best International Games Festival),. A edição 2023 impressionou pelo tamanho e atrações, mas uma coisa incomodou: a falta de novidades para a plataforma Mobile.

Como todos já sabem e foi apontado em diversas pesquisas, o mobile é a principal plataforma de jogos no Brasil. A mais jogada, independente do parâmetro usado.

Big Festival foi realmente grande, mas esqueceu do mobile.

O Big Festival trouxe diversas atrações internacionais e nacionais, além de grandes anúncios de jogos indie. Simplesmente um evento nível “BGS” com muita coisa interessante para o público gamer.

Principais atrações do Big Festival foram:

Publicidade

O que teve de Mobile no Big Festival

Foram apresentados diversos jogos indies nacionais, cerca de 250 games no total. Contudo, a quantidade de jogos anunciados para mobile impressionou: apenas um.

No Place for Bravery foi lançado para Android no evento. O game é um RPG de ação 2D com combate hack’n slash e uma bela pixelart. O jogo é do estúdio brasileiro Glitch Factory.

No Place for Bravery. Uma das poucas novidades para mobile do evento.

Foi chocante como os desenvolvedores brasileiros, em sua enorme maioria, nem quiseram comentar um futuro lançamento dos seus jogos na plataforma mobile. Nem mesmo quando o projeto tinha cara de “jogo mobile”.

Para não dizer que não tivemos grandes coisas com relação a nossa plataforma, tivemos o pessoal da Finger Soft, publicadora de jogos da Finlândia que já emplacou clássicos como Hill Climb Racing e muitos outros.

Finlandeses da Finger Soft comentaram sobre desenvolvimento de games mobile e em atrair talentos para o país.

Com a palestra “Game Changers: Insights da indústria da Finlândia”, Markus Vahtola, CMO da Fingersoft,, destacou, durante o encontro com o público, que o país está de olho em talentos brasileiros.  “O Brasil é um mercado grande com muitos talentos criativos e trabalhar com uma equipe multicultural é sempre muito rico”.

Na Finlândia, o mercado de games movimentou cerca de  €3.2 bilhões em 2021, segundo o relatório da NeoGames sobre a Indústria de Jogos da Finlandesa, um valor recorde que se manteve em 2022. Com o mercado em alta, a busca por talentos também segue acelerada.

O produtor de jogos brasileiro Cláudio Lins, de 42 anos, tem mais de 20 anos de experiências neste mercado e mora na Finlândia há 10 anos. No evento, ele compartilhou um pouco de sua trajetória e como é viver no país mais feliz do mundo e deu dicas valiosas para quem sonha em trabalhar fora do Brasil.  “Invista num excelente portfólio e quando tiver mais experiência, busque oportunidades de vagas remotas.  Quando você tiver num nível sênior, aplique para empresas e países do seu interesse”.

Eles não foram os únicos procurando talentos brasileiros. O desenvolvedores da Poki, uma plataforma de jogos online que agrega jogos mobile populares como Subway Surfers, também estava no evento procurando talentos brasileiros.

No evento, de jogos mobile mesmo, brasileiros, contamos apenas com Kakele Online, um jogo de MMORPG para mobile já lançado há muito tempo. O game lembra um pouco Tibia e possui uma grande comunidade online.

O pessoal do Studio Aquiris (recentemente comprados pela Epic) estavam no evento para apresentar Horizon Chase 2. O game ainda estava sendo demonstrado em sua versão mobile para iOS, mas já é alguma coisa não é mesmo?

Google News
Sair da versão mobile