O apocalipse da Unity continua. Vários desenvolvedores já confirmaram que vão pausar ou até mesmo retirar seus jogos das lojas de aplicativos. Dessa vez foi a publicadora e desenvolvedora FDG Entertainment, da Banana Kong . A FDG veio a público, em nota no X (ex-Twitter) informar que vai abandonar o motor gráfico Unity.
A nota da FDG:
Estamos encerrando todos os nossos esforços e investimentos no Unity Game Engine a partir de hoje. Espere alguns atrasos enquanto aprendemos a usar Godot, Unreal Engine e muito mais para migrar projetos existentes. Estamos felizes que um grande novo projeto de console já esteja usando o Unreal Engine 5.
Para quem não sabe, a Unity vai passar a cobrar uma taxa de até US$ 0,20 de dólares (cerca de R$ 1) por instalação dos jogos a partir de janeiro de 2024.
Cada vez que um jogador baixar um jogo, o desenvolvedor será cobrado em US$ 0,20. A pior parte disso é que o novo sistema é apenas para a versão “Personal” da Unity, que é a versão usada por pequenas empresas. A versão “Pro”, usada por médias empresas também terão que arcar com a taxa de varia entre US$ 0,15 a US$ 0,02. Grandes empresas, que geralmente assinam as versões “Enterprise” ou “Industry” irão pagar bem menos, com taxas de até US$ 0,01.
Em outras palavras, a Unity literalmente está ferrando com os desenvolvedores pequenos. Vale lembrar que o sistema de taxas da Unity contabiliza downloads repetitivos. Tipo, a pessoa que apaga o jogo para liberar espaço, e depois baixa de novo, o desenvolvedor será cobrado novamente.
Muitos desenvolvedores já se manifestaram que vão parar de fazer seus jogos, desistir do suporte dos mesmos ou até mesmo tirá-los das lojas de aplicativos a partir de janeiro de 2024.
Outras produtoras de jogos como as de Among Us e Slay the Spire também criticaram a nova taxa.
No press release liberado no blog, a Unity deixa claro se a nova taxa irá impactar apenas empresas com faturamento acima de 200 mil dólares anuais E mais de 200 mil instalações durante a vida toda.
O problema é que no mobile, por exemplo, é comum baixar o mesmo jogo várias vezes, o que pode configurar uma taxa exorbitante para pequenos desenvolvedores pagarem. Jogos free to play, como Banana Kong, possuem uma grande base de instalação, mas a quantidade de players pagantes é muito pequeno. Isso por tornar muitos jogos inviáveis no mobile.
Um exemplo, um desenvolvedor pequeno, cujo jogo estourou em popularidade com 10 milhões de downloads, mas que lucrou “apenas” US$ 200 mil dólares em um ano, uma conta comum pra quem lucra apenas com anúncios, pode ser surpreendido com uma taxa de US$ 2 milhões de dólares.
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