Uma grande revolução está prestes a chegar ao mundo da emulação, especialmente emulação de Switch e PC no Android. Os Drivers Turnip, bastante conhecidos pela galera da emulação, estão sendo portado para as GPUs Adreno A730/A740.
Para quem não conhece, esses drivers customizados são muito populares em emuladores como Switch (Yuzu e EGG NS) por apresentarem uma performance mais robusta e que consegue extrair o máximo das GPUs dos smartphones.
Em conjunto com o suporte do driver MSM DRM para a série Qualcomm Adreno 700, o driver TURNIP Vulkan de código aberto iniciou seu suporte inicial para a série Adreno 700 nesta semana.
Foi portado nesta semana o suporte parcial para a série A7xx, inicialmente focado no hardware A730/A740. Este suporte atualizado do driver Vulkan Qualcomm Adreno foi testado com sucesso no Vulkan CTS, Zink OpenGL-on-Vulkan e em alguns jogos D3D11 que utilizam o Vulkan. No entanto, esse suporte ainda não inclui renderização em mosaico, recursos/otimizações da série A700 e outros elementos que estão ausentes.
De qualquer forma, para aqueles interessados na série Qualcomm Adreno 700 e que desejam utilizar a pilha de drivers de código aberto, o suporte inicial agora foi fundido para o Mesa 23.3. Com o Adreno 740, é a primeira GPU móvel com suporte Raytracing por hardware. Essas GPUs são encontradas em dispositivos como os SoCs Snapdragon 8/8+ Gen 1 e Snapdragon 8 Gen 2.
Fonte: phoronix