Já dizia o ditado, não se mexe com quem está quieto. Na semana passada, a Unity causou polêmica ao propor uma cobrança extra para downloads de jogos feitos na engine Unity. Ontem, veio a resposta da MiHoyo… mas será mesmo?
A MiHoyo, ou HoYoVerse, abriu uma vaga para desenvolvimento de engine, ou seja, a empresa dos jogos mobile mais populares da atualidade está planejando abandonar a Unity para projetos futuros.
A vaga foi descoberta por usuários do Reddit e o assunto viralizou no X. Veja:
Vale lembrar que a Unity já recuou do plano de taxar os desenvolvedores… por enquanto.
Apesar do assunto ter viralizado, pois parece uma resposta imediata da MiHoyo em relação a nova taxa de cobrança, na realidade não é bem assim. A contração está mais ligada ao processo de otimização dos jogos da HoYoVerse nos consoles e planos futuros para expansão em plataformas como Switch e etc.
Na mesma vaga, está claro que uma das capacidades da vaga é otimização e proeficiência em engines como Unity e UE4 Mobile. Portanto, até o momento não tem muito a ver com o fiasco da Unity.
Contudo, o timing foi perfeito não acham? Dá até a impressão que a HoYoVerse quis deixar claro sua posição de que não vai virar “refém” da Unity. Dado o tamanho da Mihoyo também não seria estranho que eles planejem investimento em uma engine própria.
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o publico alvo é o PC, o mobile é bonus, o maior ganho deles vem dos usuários de PC, que tem uma porcentagem disparada na frente de injetar dinheiro... celular foi bonus apenas. de qualquer forma, o tópico é interessante
Acho que você se enganou. Desde o lançamento, a MiHoyo prepara seus jogos para serem "mobile first" ou seja, são pensados primeiro para rodar bem em celulares. Prova disso, é que o lançamento de Genshin Impact foi primeiro nos celulares e depois em outras plataformas.
o publico alvo é o PC, o mobile é bonus, o maior ganho deles vem dos usuários de PC, que tem uma porcentagem disparada na frente de injetar dinheiro... celular foi bonus apenas. de qualquer forma, o tópico é interessante
Acho que você se enganou. Desde o lançamento, a MiHoyo prepara seus jogos para serem "mobile first" ou seja, são pensados primeiro para rodar bem em celulares. Prova disso, é que o lançamento de Genshin Impact foi primeiro nos celulares e depois em outras plataformas.