Na semana passada, a Unity pegou os desenvolvedores de surpresa ao anunciar uma nova taxa de execução em sua engine de jogos que seria cobrada cada vez que um título fosse instalado – resumida por um desenvolvedor como uma “decisão desastrosamente catastrófica”. Ontem (17), a empresa parece estar recuando, prometendo mudanças na política que serão reveladas em breve.
Veja abaixo o comunicado no X (ex-Twitter):
“Ouvimos você. Pedimos desculpas pela confusão e angústia que a política de taxa de execução que anunciamos na terça-feira causou”, disse a empresa em uma postagem. “Estamos ouvindo, conversando com nossos membros da equipe, comunidade, clientes e parceiros, e faremos mudanças na política. Compartilharemos uma atualização em alguns dias. Obrigado por seus feedbacks honestos e críticos.”
A notícia sobre a estrutura de taxas causou furor na comunidade de desenvolvedores, que se uniu rapidamente contra a Unity. “Nunca fizemos uma declaração pública antes. É assim que vocês estragaram tudo”, escreveu Meta Crit, desenvolvedor de “Slay the Spire”. “Não há como a Unity ter conversado com um único desenvolvedor antes de lançar isso”, acrescentou Rami Ismail. Em protesto, muitos desenvolvedores desativaram os anúncios da Unity, e outros estavam considerando uma ação coletiva.
A Unity anunciou as mudanças após um período difícil que viu uma mudança de privacidade da Apple cortar grande parte de sua receita com anúncios. No ano passado, o preço das ações da empresa despencou, e ela demitiu 8% de sua equipe, o que representa 600 funcionários. Também houve uma polêmica em torno do CEO John Riccitiello, depois que ele chamou de “idiotas” os criadores de jogos que não consideram a monetização.
Após o tumulto inicial, a Unity tentou esclarecer suas políticas, afirmando que cobraria apenas pelas instalações iniciais, instituições de caridade estariam isentas e demonstrações não seriam contabilizadas. Os proprietários de serviços de assinatura seriam os responsáveis pelo pagamento da taxa, e não os desenvolvedores.
No entanto, alguns desenvolvedores que se comprometeram com a Unity e sua estrutura de preços anterior disseram que ainda estão efetivamente prejudicados. “Passei anos e anos trabalhando no meu projeto. O fiz sob uma licença por assento simples que estou feliz em pagar. Agora, enquanto estou prestes a lançar meu jogo, eles lançam algo novo sobre mim. Não é um aumento de preço [mas] uma mudança fundamental na forma como fazemos negócios juntos. Não tenho opções, não posso voltar atrás, só posso me curvar e [pagar]”, escreveu Tomas Sala, desenvolvedor de “The Falconer”.
Resta saber se as mudanças da Unity vão aplacar os desenvolvedores. “Sejam honestos, diretos, confiáveis. Precisamos de estabilidade”, escreveu um desenvolvedor em resposta à postagem da empresa.
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