Ícone do site Mobile Gamer Brasil

A Samsung lançou o Galaxy S23 FE com Exynos 2200 no Brasil! Ela ERROU?

A Samsung finalmente revelou as configurações do Galaxy S23 FE no Brasil. A empresa chegou a fazer mistério sobre o lançamento escondendo qual seria o processador utilizado.

Quando uma empresa toma tal atitude, já podemos suspeitar que mais uma vez o Brasil foi “subestimado”.

A Samsung lançou o Galaxy S23 FE no Brasil com o processador Exynos 2200, o mesmo que equipava o Galaxy S22 Ultra. Um acerto? Um erro? Vamos ver.

Publicidade

 

 

S23 FE decepcionou?

Nem preciso dizer que isso foi um tremenda decepção para os fãs da marca. Nos Estados Unidos, a Samsung irá utilizar o processador Snapdragon 8 Gen 1, mas no Brasil, será o Exynos 2200.

O sucesso do S20 FE colocou uma grande pressão para o lançamento do S23 FE.

Sabendo disso, a Samsung fez uma grande ação com influencers para tentar te conversar que o  Exynos 2200 é melhor até que o Snapdragon 8 Gen 1. Em games, até parece que ele é melhor, mas isso é apenas se você for focar apenas em games nativos do Android.

A questão que você deve estar se perguntando é: Se o Exynos 2200 é melhor que o Snapdragon 8 Gen 1, então por que usar Snapdragon nos EUA?

Como é de conhecimento de todos, o Snapdragon 8 Gen 1 foi uma enorme dor de cabeça para a Samsung, que teve problemas para produzir o chip e precisou ser substituída pela TMSC (que também superaquece).

 

O Exynos 2200 é ruim para jogos?

O público, inclusive mais leigo, já percebeu que chipset Snapdragon é mais compatível com games devido as familiaridades entre a GPU Adreno e as engines mais comuns do mercado como Unity e Unreal Engine. Já perceberam que smartphones com Snapdragon tem uma sobrevida maior, mesmo que o suporte tenha sido abandonado, é mais fácil achar uma ROM customizada.

Para os gamers, há outro elemento, a emulação! Os processadores Snapdragon se dão melhor com emuladores como o AetherSX2 (PS2) e Yuzu (Switch). Até mesmo emuladores do Windows já começam a aparecer no Android e sempre nos requisitos desses emuladores aparece um nome em comum: Snapdragon.

Enfim, não é que o Exynos 2200 é ruim, mas o público jovem gosta muito de jogos no celular e gosta mais ainda de experimentar emuladores. Assim, o S23 FE talvez decepcione quem pensa em fazer “muita gambiarra” no celular.

 

 

A questão não que o Exynos 2200 é muito bom, mas sim o Snapdragon 8 gen 1 que Samsung usa é muito ruim, com sérios problemas de super-aquecimento, o que reduz muito o desempenho do chipset. Perde inclusive para o que a Xiaomi usa no POCO F4 GT.

 

S23 FE é um grande lançamento focado no usuário fã de fotografias

Você e eu somos fãs de jogos mobile, mas a grande verdade é que para um smartphone assim, a Samsung foca mais no usuário “comum”.

E quem é o usuário “comum”? Aquela pessoa que vai usar o smartphone mais para ver vídeos, usar redes sociais, fotografar e filmar. Para esses usos, o Exynos 2200 é mais que suficiente.

Apesar do processador não ser uma preferência nossa, o S23 FE me parece muito bem acertado para uso geral, principalmente onde a Samsung aposta mais, que são nas câmeras.

O S23 FE virá com zoom óptico de 3X e tecnologia que permite fotos melhores à noite.

 

Ficha técnica do Galaxy S23 FE

 

Google News
Sair da versão mobile