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Nokia N-Gage: 20 anos do primeiro smartphone gamer

No dia 7 de outubro de 2003, a Nokia, uma gigante de telecomunicações na época, lançou um dispositivo portátil que prometia revolucionar o mundo dos games. O N-Gage, uma combinação entre celular, videogame e dispositivo de consumo de mídia interativa (incluindo acesso a internet) chegou ao mundo.  Hoje, celebramos os 20 anos do N-Gage e refletimos sobre os muitos erros e acertos do polêmico smartphone da Nokia.

Nokia N-Gage, o celular gamer da Nokia completa seus 20 anos de existência.

Nokia N-Gage era um Smartphone ou celular comum? 

Estranho em todos os sentidos, o Nokia N-Gage apresentava bons conceitos, mas com execução ruim de alguns deles. (Foto: Stuart Pockets / facebook).

O Nokia N-Gage foi o primeiro smartphone focado em games da história. Anunciado em 4 de novembro de 2002, o smartphone gamer foi lançado nos Estados Unidos no dia 7 de outubro de 2003. O N-Gage vinha com o Symbian OS v6.1 Series 60.

Uma dúvida muito comum de quem viveu apenas a era de iPhone e smartphone Android, é pensar que não existiam smartphones antes de 2007.

Os primeiros smartphones começaram a surgir em 1994 com o  IBM Simon Personal Communicator.

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Pode parecer algo incomum hoje em dia, mas até 2002, ano em que o N-Gage foi anunciado, os smartphones sempre eram voltados para público corporativo. O N-Gage foi o primeiro smartphone focado 100% em games, e focado no público jovem.

 

Ficha técnica do N-Gage:

Design e Dimensões:

Tela:

Hardware:

Câmera:

Conectividade:

Áudio:

Bateria:

Sistema Operacional e Software:

Outros Recursos:

 

Cheio de boas ideias

O Nokia N-Gage foi um smartphone/console cheio de boas ideias. Confira algumas delas:

 

 

Lançamento problemático e polêmico

 

 

A primeira versão do Nokia N-Gage possuía vários problemas de design.

Apesar de possuir a possibilidade de baixar os jogos, o smartphone contava com um slot para cartão MMC em que os usuários podiam colocar jogos físicos nele. O problema, é que era preciso tirar a bateria para trocar de jogo. Um erro grosseiro.

Além disso, a forma de segurar o aparelho para atender ligações rapidamente virou motivo de chacota. Ao segurar o smartphone durante ligações, a impressão era que ele parecia um Taco (comida mexicana).

A campanha de marketing para o lançamento do N-Gage foi um completo desastre. Ao invés de focar no público mais infantil e/ou mulheres, a Nokia focou em uma campanha bastante sexista, até mesmo para a época.

Abaixo, você confere um tweet com uma foto da época. Uma moça sobe ao palco, tira a roupa e revela o preço do N-Gage: US$ 299. Em 2003 o dólar custava em torno de R$ 3 e o N-Gage custaria em torno de R$ 897. Parece barato? Vale lembrar que o salário mínimo na época era R$ 240.

Apesar de não haver muitos registros em vídeos, a E3 de 2003 onde o N-Gage teve seu preço revelado é lendária. A apresentação da Nokia na época foi uma das coisas mais desastrosas da história da E3.

O preço do N-Gage na época era de US$ 299. Um preço considerado caro se comparado ao Gameboy Advance, seu concorrente direto.

Na mesma E3, foi anunciado o lendário Sony PSP. Nem preciso dizer que o PSP fazia o N-Gage parecer um dispositivo de 10 anos atrás.

 

Recepção do público e mídia

Apresentação do N-Gage na E3 de 2003 (Foto: Nokia)
Apresentação do N-Gage na E3 de 2003 (Foto: Nokia)

 

A recepção de público e crítica ao N-Gage foi bastante morna.

 

Sobre a E3 da época, o IGN escreveu:

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“mas se houve a pior conferência de imprensa da E3 de todos os tempos, foi a conferência da Nokia na E3 2003. O show começou com um bando de garotos totalmente suburbanos dançando em um palco tentando fazer a versão finlandesa do hip-hop americano. Parecia ruim.

 

A situação piorou ainda mais quando dois enormes e abastados executivos finlandeses surgiram no meio da multidão parecendo agentes do serviço secreto. As crianças desapareceram do palco quando os executivos malvados começaram a divulgar seu sistema de celular/jogo N-Gage.

 

A manifestação continuou e nada deu certo. Alguns dos jogos não funcionaram. Os que funcionaram, Tomb Raider, por exemplo, pareciam muito, muito feios ou muito, muito antiquados. Simplesmente não havia razão para querer um N-Gage.”

 

E o IGN continua:

“Desta vez, a garota tirou a blusa. Não se preocupe. Ela tinha um top de biquíni por baixo. Nenhuma prisão foi feita. Ela tinha o número $299 rabiscado na barriga em grandes letras vermelhas. “

 

O The Next Leve escreveu:

“E então chegou o momento da verdade: o anúncio do preço. Este anúncio deveria refletir a coletiva de imprensa da Sony, na qual eles anunciaram que o PSone seria vendido por US$ 299 (que na época era US$ 100 a menos que o Sega Saturn). Essa garota corre para a pista e dança e depois tira a blusa, com o preço pintado na barriga:

US$ 299.

Sem aplausos.

Para piorar a situação, a conferência foi repleta de erros de áudio e vídeo e silêncios constrangedores. É quase como se, no final da apresentação, o pessoal da Nokia soubesse que iria tomar banho com isso.”

 

Preço dos jogos do N-Gage no lançamento (foto: the-nextlevel.com)

 

A solução: N-Gage QD

Nokia N-Gage QD: Bonito e mais compacto, ele deveria ter sido lançado no lugar do classic (Foto: Facebook).

O N-gage não foi um sucesso comercial e muito mesmo um sucesso de público e crítica. O smartphone vendeu pouco e em poucos meses a Nokia sabia que tinha uma verdadeira “bomba” nas mãos.

Em abril de 2004, a Nokia revela o redesign do N-Gage, o N-Gage QD. O novo dispositivo era levemente menor, com visual mais bonito, excelente para colocar no bolso e corrigindo a forma de colocar os jogos e de segurar o aparelho durante ligações.

O N-Gage QD foi lançado em 26 de maio de 2004 com o mesmo Symbian OS v6.1 Series 60 1st Edition FP1.

A campanha de marketing foi melhorada, mas infelizmente o dano já estava feito.

Apesar do N-Gage QD ser um dispositivo mais acertado, o N-Gage foi um fracasso e foi descontinuado em 2005.

 

Jogos

Ao todo o N-Gage contou com 65 jogos. Quatro deles foram lançados apenas para imprensa.

  1. Ashen
  2. Asphalt Urban GT
  3. Asphalt: Urban GT 2
  4. Atari Masterpieces Vol. I
  5. Atari Masterpieces Vol. II
  6. Barakel: The Fallen Angel
  7. Bomberman
  8. Call of Duty
  9. Catan
  10. Civilization
  11. Colin McRae Rally 2005
  12. Crash Nitro Kart
  13. FIFA Football 2004
  14. FIFA Football 2005
  15. Flo-Boarding
  16. Glimmerati
  17. High Seize
  18. Marcel Desailly Pro Soccer
  19. Mile High Pinball
  20. MLB Slam!
  21. MotoGP
  22. NCAA Football 2004
  23. N-Gage Freestyle
  24. ONE
  25. Operation Shadow
  26. Pandemonium!
  27. Pathway to Glory
  28. Pathway to Glory: Ikusa Islands
  29. Payload
  30. Pocket Kingdom: Own the World
  31. Pool Friction
  32. Puyo Pop
  33. Puzzle Bobble VS
  34. Rayman 3
  35. Red Faction
  36. Requiem of Hell
  37. Rifts: Promise of Power
  38. Romance of the Three Kingdoms: Hero Occurrence
  39. Sega Rally Championship
  40. Snakes
  41. SonicN
  42. Space Impact Evolution X
  43. Spider-Man 2
  44. SSX Out of Bounds
  45. Stuntcar Extreme
  46. Super Monkey Ball
  47. System Rush
  48. TechWars
  49. The Elder Scrolls Travels: Shadowkey
  50. The King of Fighters Extreme
  51. The Roots: Gates of Chaos
  52. The Sims Bustin’ Out
  53. Tiger Woods PGA Tour 2004
  54. Tom Clancy’s Ghost Recon: Jungle Storm
  55. Tom Clancy’s Splinter Cell: Chaos Theory
  56. Tom Clancy’s Splinter Cell: Team Stealth Action
  57. Tomb Raider
  58. Tony Hawk’s Pro Skater
  59. Virtua Tennis
  60. Warhammer 40,000: Glory in Death
  61. Worms World Party
  62. WWE Aftershock
  63. X-Men Legends
  64. X-Men Legends II: Rise of Apocalypse
  65. Xanadu Next

 

Celular gamer: um conceito que ecoou no tempo

A ideia de que o smartphone era um dispositivo para consumo de mídia e entretenimento pode parecer algo trivial hoje em dia, mas até o lançamento do iPhone em 2007 e/ou Nokia N95 e N73, os smartphones eram vistos como dispositivos para “homens de negócio”, sempre com comerciais e anúncios bem chatos e “corporativos”.

Apesar do N-Gage ter sido um fracasso, segundo a Nokia, em um comunicado à imprensa que havia enviado seu milionésimo aparelho, representando um marco para a empresa, apesar de não ter alcançado a projeção inicial da empresa de seis milhões de aparelhos até o final de 2004. No entanto, o número de aparelhos enviados não fornece uma imagem confiável das vendas reais do aparelho. No total, a Nokia enviou 3 milhões de aparelhos N-Gage até o final de 2007.

O N-Gage e outras apostas da Nokia de smartphones para o público jovem, ajudou a incutir na mente das pessoas a ideia que smartphones podem ser um dispositivo para jogos, música e vídeos. Algo que muitas crianças (como eu) já faziam quando pegavam os celulares dos pais.

 

Com informações de:

IGN

TheNextLevel

Wikipedia e 2

 

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