Em setembro, jogadores do Android ficaram atônitos com a revelação de que o iOS iria receber vários jogos de PC e consoles. Jogos como Resident Evil 4 Remake, Village (já lançado), Death Stranding e Assassins Creed Mirage vão chegar aos dispositivos da maçã mais recentes.
Parece até que o Android foi jogado para a sarjeta da história da mobilidade como um sistema “secundário”. Entretanto, a história poderá mudar em breve, se o Google demonstrar o mínimo de interesse.
A esperança dos usuários do Android está no novo Snapdragon 8 Gen 3 que promete ser um processador muito potente que será “25% mais rápido, 25% mais eficiente em termos de energia e oferece 40% de melhoria em ray tracing”, em relação ao modelo anterior, segundo o GSM Arena.
Qualcomm Responde com Snapdragon 8 Gen 3
A resposta veio com a Qualcomm e seu Snapdragon 8 Gen 3. Embora boa parte de suas melhorias esteja focada fora do universo dos games, incluindo uma série de funcionalidades de Inteligência Artificial, muitas características parecem um recado direto para a Apple.
Comparação entre Snapdragon 8 Gen 3 e A17
Embora não haja uma fonte confiável que compare diretamente a geração anterior do Snapdragon com o A16, o consenso é que o Gen 2 superava o chip da Apple, principalmente em jogos. A margem é considerável.
Assim, se o Snapdragon 8 Gen 3 e o A17 melhoraram 25% e 20%, respectivamente, e considerando que o Gen 2 já estava à frente do A16, é razoável pensar que o Gen 3 superará o A17, com uma ressalva para o desempenho em ray tracing, que necessitaria de uma comparação direta.
Jogos de Console no Android: Uma Realidade Próxima?
O fã do Android precisa entender uma coisa com relação a chegada dos jogos de console no iOS.
Essa chegada é fruto de um investimento em pesquisa da Apple, juntamente com a parceria feita com a Capcom, que vem desde o ano passado.
Foi a Apple que foi lá no Japão, reunir-se com a Capcom e demonstrar a sua nova API a MetalFX Upscaling, com uma tecnologia que lembra muito o FSR da AMD.
O fruto dessa parceria é justamente a chegada de Resident Evil Village no iOS e do vindouro Resident Evil 4 Remake, que chega no ano que vem nos iPhones mais novos e iPads com M1 em diante.
Ainda por ali, pelo Japão, fizeram uma visitinha na Kojima Productions e garantiram o Death Stranding para iOS.
Percebeu? Foi o Apple quem correu atrás das desenvolvedoras para garantir um ambiente seguro e confortável para eles trazerem os seus jogos. Não o contrário, como muitos pensam!
A Google precisa fazer a mesma coisa se quiser que grandes jogos de PC e consoles recentes cheguem ao Android. Se a Google ficar parada ignorando as desenvolvedoras, enquanto a Apple “corre atrás”, vamos ver um cenário cada vez mais “estranho” para o usuário do Android. Onde a maioria dos grandes jogos, no mobile, ficarão apenas no iOS.
O próximo passo da evolução dos jogos no Android, está com a Google, não com as desenvolvedoras.
Bora se movimentar Google!
Com informações de: DroidGamers