Há algo no toque original da Nokia que mistura irritação e uma doce nostalgia. Mas de onde veio essa melodia tão reconhecida e quem a compôs?
O toque da Nokia (também conhecido como ‘Grande Valse‘) foi inspirado é um compasso da peça de violão solo de Francisco Tárrega, chamada Gran Vals (1902). Tárrega, um compositor e violonista espanhol do período romântico, é frequentemente apelidado de ‘o pai do violão clássico’.
O tema viralizou nas redes sociais recentemente graças a esse video curto (reels, shorts, tiktok, chame como quiser. :
Francisco Tárrega – Gran Vals
Em um giro curioso do destino, quatro compassos (especificamente, compassos 13 a 16) de sua composição de 1902 acabaram ganhando uma fama muito além de Tárrega e seu Gran Vals, na forma de um toque clássico e cultuado, o famoso “Nokia Tune”.
Mas essa não é toda a história.
Embora a melodia sempre tenha sido creditada a Tárrega, o compositor espanhol teve sua própria inspiração. ‘Grande Valse’, o nome do toque, também é o nome de uma peça de Frédéric Chopin. E há um momento na composição de Chopin, por volta de 1:33, que soa notavelmente semelhante ao tema de inicialização da Nokia.
Chopin Grande Valse Brillante Op. 18 Valentina Lisitsa
Tárrega, com certeza, ouviu a valsa de Chopin e a reimaginou como um belo solo de guitarra quase 70 anos depois.
Mal sabiam os dois compositores que sua breve melodia se tornaria o primeiro toque musical identificável em um telefone celular.
Por que a Nokia escolheu a ‘Grande Valse’?
Por que será que a Nokia escolhou essa melodia?
Infelizmente, um grande atrativo para usar a música de Tárrega era o fato de que o compositor já havia falecido.
A Nokia precisava de um som livre de complicações caras de direitos autorais, e a lei europeia torna a música disponível ao público 70 anos após a morte do compositor. Tárrega, que morreu 84 anos antes, foi a escolha perfeita.
Moldado por um músico inglês chamado Thomas Dolby, o toque foi ouvido pela primeira vez em um anúncio do Nokia 1011 em 1992. Sete anos depois, a ‘Grande Valse’ foi renomeada como toque da Nokia, e rapidamente se tornou o toque principal da Nokia e o som definidor da marca.
O tema da Nokia através dos anos.
Em dezembro de 1999, Jimmy Cauty (ex-The KLF) e Guy Pratt lançaram ‘I Wanna 1-2-1 With You’, que utiliza amplamente o tema. Foi lançado como um concorrente ao número 1 do Natal no Reino Unido, mas alcançou apenas a posição 62.
Outras versões incluem ‘Coconut Shell’, uma música do cantor de Hong Kong Khalil Fong, que apresenta um segmento do toque da Nokia tocado no erhu, e Valse Irritation d’Après Nokia, uma peça do pianista canadense Marc-André Hamelin baseada na melodia.
A Nokia lançou várias versões diferentes ao longo dos anos, desde o seu primeiro som monofônico até uma versão em piano real em 2004 e uma versão estendida baseada em guitarra em 2008.
Em 2009, um relatório revelou que o toque é ouvido em todo o mundo cerca de 1,8 bilhão de vezes por dia – o que equivale a cerca de 20.000 vezes por segundo.
Fonte: ClassicFM