Resumo:
A Disney, gigante do entretenimento responsável por um vasto catálogo de filmes, televisão e música, anunciou na semana passada uma parceria com a Epic Games para um “universo aberto, persistente e social totalmente novo”.
Seus games, no entanto, não tem emplacado como antes e não tem emplacado principalmente com o público mais jovem, que procurar games como Roblox e Minecraft.
Este novo ‘universo’ (cof cof metaverso?) irá interoperar com o mega sucesso battle royale Fortnite, ou seja, será um jogo que pode estar na realidade dentro do Fortnite, como aconteceu com o game de sobrevivência de Lego.
Este é um grande passo para a Disney no mundo dos jogos, e provavelmente é emblemático de como eles capitalizam seu vasto catálogo.
A marca Disney não se limita apenas aos filmes, mas inclui toda a mercadoria, brinquedos, televisão e identidade que a acompanha.
Ser um fã assumido da Disney, mesmo como adulto, não é visto como algo estranho. Quer dizer, esta é a empresa que agora é dona de Star Wars. E se você observar a imagem geral que circula abaixo, notará algumas outras coisas, como a ESPN, completando o conjunto de personagens mais coloridos.
E a Disney não tem sido tímida em fazer grandes jogos de crossover multi-personagem, como Disney Speedstorm ou Disney Dreamlight Valley. Apesar de ocuparem mundos e épocas totalmente diferentes, os personagens da Disney praticamente formam um multiverso de facto quando se trata de seus esforços multimídia.
Agora, não vou contestar a popularidade da Disney, é claro. Mas há o problema de lançar algo que soa muito como Jogador Nº 1 (comparação batida, eu sei) exclusivamente para as propriedades da Disney. Claro, há muito apelo, a natureza familiar da maioria de suas propriedades, os leais adultos da Disney e a popularidade cada vez mais transnacional além da América do Norte e do Ocidente. Mas, ao mesmo tempo, é uma jogada audaciosa não apenas ter outra experiência como Fortnite, assumindo que isso não é apenas isso, mas com um novo nome sofisticado.
Nos últimos anos, o número de jogos de serviço ao vivo, multijogador e outros que demandam tempo se tornou cada vez mais proeminente. Especialmente no celular, onde aparentemente tudo está sendo constantemente atualizado com novo conteúdo, personagens e níveis. Tudo isso significa que você tem que escolher no que dedicar seu tempo e energia, e algo que promete ser tão grande e complexo será difícil de vender para pessoas que já estão investindo seu precioso tempo livre em diversos outros jogos.
Pense bem, Dreamlight Valley é praticamente o mesmo que esse acordo proposto, mal está no celular. E com esse novo grande investimento, se a interoperabilidade com Fortnite vai ser paralela e não assegurada, a Disney vai continuar a ignorar uma audiência potencialmente enorme de jogadores na plataforma de jogos mais amplamente utilizada do mundo?
O acordo da Disney e Epicos Games, nessa altura do campeonato, parece uma péssima notícia para a Gameloft. Afinal, compatível com Fortnite significa que o jogo provavelmente estará disponível na App Store e Google Play e será multiplataforma com consoles de videogame e PC também.
Hoje em dia as crianças já saem do berço sabendo o que é Roblox e Fortnite. A chance desse jogo, se ele for feito nos moldes de Lego Fortnite será um desastre para Dreamlight Valley.
O recente sucesso de Lego Fortnite parece ter chamado atenção da Disney.
Afinal, o jogo é simplesmente tudo que Minecraft é, só que mais bonito, fofo e principalmente licenciável.
Talvez por isso a Disney tenha “crescido o olho” para encarar a parceria com a Epic de modo mais “profundo” do que apenas um “modo no Fortnite”.
Tudo que a Disney não quer é seus personagens carregando armas e atirando uns nos outros. Entretanto, um game de sobrevivência e/ou um metaverso no estilo Roblox com personagens da Disney seria mais do que aceitável.
O fruto dessa parceria talvez seja isso. Um jogo/metaverso com skins que funcionem também no Fortnite.
O fato de Fortnite não estar disponível na Google Play e App Store, pode ser o motivo pelo qual levou Disney e Epic a pensar em um novo game, ao invés de apenas uma parceria com o megasucesso Fortnite.
O jogo Streetball Allstar: DUELO foi lançado no Brasil, Disponível gratuitamente para Android e iOS…
Genshin Impact, o famoso RPG de aventura de mundo aberto da HoYoverse, trará o Festival…
A febre fashionista Dress to Impress, uma das experiências mais populares da Roblox, está entrando…
Desde 2017, a extensão de navegador Honey foi promovida como uma ferramenta indispensável para economizar…
O MMORPG de mundo aberto Tower of Fantasy passará por grandes mudanças em 2025. A…
O Invincibles Studio, conhecido por seus jogos de futebol mobile, lançou a fase de beta…