Quando postamos que a Nintendo iria processar os criadores do emulador YUZU (Nintendo Switch), muita gente escreveu nos comentários da nossa página no Facebook que “Não iria dar em nada”. A realidade, no entanto, se provou muito pior do que o esperado. Citra, o emulador de Nintendo 3DS também será encerrado.
O quê? Como assim? Você deve estar pensando.
Acontece que os desenvolvedores do Citra também são desenvolvedores do Yuzu, e a Nintendo conseguiu com uma única “Cacetada” acertar dois dos melhores emuladores para Android da atualidade.
Os sites oficiais do Yuzu e Citra já saíram do ar e estão apenas com a seguinte mensagem:
Olá usuários do yuzu e fãs do Citra: Escrevemos hoje para informá-los que o yuzu e o suporte do yuzu ao Citra estão sendo descontinuados, com efeito imediato.
O yuzu e sua equipe sempre foram contra a pirataria. Começamos os projetos de boa fé, por paixão pela Nintendo e seus consoles e jogos, e não tínhamos a intenção de causar danos. Mas agora vemos que, porque nossos projetos podem contornar as medidas de proteção tecnológica da Nintendo e permitir que os usuários joguem em hardware não autorizado, eles têm levado à pirataria extensiva. Em particular, ficamos profundamente decepcionados quando os usuários usaram nosso software para vazar conteúdo de jogos antes de seu lançamento e arruinar a experiência para os compradores legítimos e fãs.
Chegamos à decisão de que não podemos continuar permitindo que isso ocorra. A pirataria nunca foi nossa intenção, e acreditamos que a pirataria de jogos de vídeo e em consoles de jogos deve acabar. Com efeito a partir de hoje, retiraremos nossos repositórios de código da internet, descontinuaremos nossas contas no Patreon e servidores do Discord e, em breve, fecharemos nossos sites. Esperamos que nossas ações sejam um pequeno passo rumo ao fim da pirataria de todas as obras dos criadores.
Agradecemos pelos anos de apoio e por compreender nossa decisão.
A Tropical Haze, empresa que mantinha os dois emuladores, vai deletar todos os códigos e dados referente as dois emuladores e vai entregar a Nintendo o controle dos domínios dos sites do Yuzu e Citra.
Leia também:
A Morte do YUZU: devs vão pagar US$ 2.4 Milhões e encerrar o emulador
Yuzu contrata advogado para se defender em caso contra a Nintendo
Yuzu contrata advogado para se defender em caso contra a Nintendo
PROCESSO DA NINTENDO: O que pode acontecer com os devs do YUZU?