O Ministro do Turismo e Economia Criativa da Indonésia, Sandiaga Uno, ameaçou banir o Free Fire na Indonésia. O motivo por trás do possível banimento é o impacto cultural negativo que o jogo está causando na juventude, especialmente nas crianças menores de idade. Segundo o ministro, o jogo inflige “violência infantil” e, portanto, está sob escrutínio das autoridades.
Esta não é a primeira vez que o Free Fire entra na mira das autoridades locais de um país. O jogo e os desenvolvedores da Garena já estiveram sob forte pressão de autoridades locais de diversos países e muitos países planejam proibir o jogo. A Alta Corte de Bangladesh ordenou um banimento do jogo há alguns anos, juntamente com ministros do Nepal pedindo o mesmo tratamento para o jogo citando questões de saúde.
O jogo teve um relacionamento de altos e baixos com as autoridades indianas também, com o jogo agora sendo preparado para ser relançado, com servidores situados em Mumbai, após ter sido banido pelo governo devido a questões de segurança de dados. O jogo, Free Fire, estava prestes a ser banido na Indonésia há alguns anos pelos mesmos motivos, citando violência infantil, no entanto, desta vez, segundo relatado pelo Dunia Games, o Free Fire está ainda mais perto de receber um possível banimento no país.
A principal preocupação das autoridades de proteção à criança da Indonésia, LPAI e KPAI, permanece a mesma, que é o impacto cultural que o jogo tem sobre a juventude e suas implicações futuras. O ministro disse: “Esta ação decisiva é importante para prevenir a existência massiva de jogos que são recentemente considerados desencadeadores de efeitos adversos em crianças menores de idade”.
A Indonésia é um mercado importante e um banimento perderia para o Free Fire uma grande parte de seu público. Será realmente interessante ver como o estúdio irá responder e se o banimento será implementado.
Jogos como PUBG Mobile e Free Fire, apesar de serem muito populares, correm o risco de serem banidos devido à jogabilidade com armas e especialmente por serem atrativos para o público mais jovem. Países como Afeganistão, Iraque e Jordânia já proibiram o jogo, e não seria surpreendente se ele fosse banido também na Indonésia.
Fonte: GamingOnPhone