O Old School RuneScape (OSRS) tem duas versões disponíveis para os jogadores: uma versão para desktop para usuários de PC e a versão móvel para iOS e Android. Ambas as versões têm a mesma experiência, mas com algumas diferenças notáveis.
Ociosidade
O OSRS Mobile apresenta uma mecânica que a versão para PC não tem – ou não está otimizada para esse uso. Esse é o sistema de inatividade. A inatividade se tornou um recurso onipresente nos jogos para celular porque não exige esforço por parte do jogador, com notificações push alertando o jogador para voltar ao jogo e verificar o que ganhou enquanto estava fora. Para o OSRS Mobile, a inatividade é uma parte essencial do jogo.
Para a maioria dos jogadores, o OSRS Mobile oferece uma melhor experiência de inatividade em comparação com a versão para PC, que tem um bloqueio de tempo de inatividade de cerca de 5 minutos, em comparação com o cliente Jagex – o principal cliente usado pelos usuários do OSRS Mobile – que é otimizado para inatividade.
Isso significa que qualquer evento ou missão que não exija que o jogador seja proativo com o jogo pode simplesmente deixá-lo em execução em segundo plano sem ser penalizado ou desconectado.
Os jogadores também podem se beneficiar da inatividade ao cultivar e minerar ouro do OSRS.
Controles
Os controles nas versões móvel e para PC do OSRS permanecem os mesmos. Basta substituir a interface de mouse e teclado do PC pelos gestos básicos do celular, como tocar, apertar e deslizar. Essa experiência faz com que seja fácil se adaptar ao jogo em qualquer plataforma, com o mínimo de dificuldade.
Interface do usuário
A interface do usuário no OSRS é idêntica em ambas as versões. A principal diferença é que, no celular, ela pode parecer um pouco apertada ao interagir com os elementos que precisam ser tocados na tela. Isso fica evidente durante as missões da Tutorial Island quando se joga em um telefone com tela de pelo menos 8 polegadas. Mesmo aqueles com dedos curtos e finos podem ter dificuldade para tocar nos avisos na tela e podem perdê-los se não estiverem atentos. Isso pode ser resolvido com uma tela maior e uma proporção de aspecto.
Itens
Os itens em todas as plataformas suportadas são idênticos, incluindo o poderoso OSRS Fire Cape, que aumenta significativamente a chance de o jogador progredir no jogo. Com os recursos de plataforma cruzada, você poderá manter todos os seus itens em um só lugar, independentemente de onde estiver jogando, seja no Windows, no MacOS ou em dispositivos móveis.
Jogabilidade e combate
Uma das questões que surgem ao portar jogos de console ou PC para dispositivos móveis é a precisão da portabilidade. Para um jogo com 20 anos de idade, o OSRS não apresenta nenhum problema. A jogabilidade é suave, sem atrasos, e os gestos básicos – apertar para dar zoom, deslizar para controlar a câmera – na versão móvel são uma experiência imersiva, mas com alguns pequenos inconvenientes. O ponto negativo da versão móvel é o tamanho da tela: Quanto menor for o tamanho da tela, mais difícil será ativar e desativar o jogo. Isso torna o combate no OSRS Mobile um pouco incômodo, pois os jogadores podem querer aumentar ou diminuir o zoom para ter uma visão melhor do campo de batalha.
Mesmo assim, os jogadores que vêm da versão para PC se sentirão em casa com a versão para celular. O combate é muito típico dos RPGs do final dos anos 90 até meados dos anos 2000. Toque ou clique no inimigo e o personagem do jogador atacará com a arma escolhida.
Comunicações
Por ser um jogo on-line, ambas as versões do OSRS têm um sistema de comunicação por meio de mensagens instantâneas (“chat”). O bate-papo na versão para PC é mais fácil do que na versão móvel, mas ambas são facilmente acessíveis por meio de seus respectivos espaços na tela. Pode ser mais fácil conversar no celular se você usar um teclado Bluetooth.
Vinculação de contas
Um recurso bacana do OSRS é o salvamento cruzado e o jogo em várias plataformas. O salvamento cruzado permite que você jogue e salve seu progresso em todas as suas contas do OSRS. Já a plataforma cruzada lhe dá a opção de jogar em uma conta em todas as plataformas sem precisar ter arquivos salvos separados ou uma conta alternativa em cada sistema. É possível até mesmo jogar em sua conta OSRS dos velhos tempos, se você ainda tiver acesso a ela. Basta fazer login com o e-mail com o qual você registrou o OSRS e ir para a recuperação de conta.
A conveniência do OSRS Mobile
Os jogadores sempre querem ter a possibilidade de jogar quando e onde quiserem. O OSRS Mobile oferece aos jogadores a conveniência de poderem realizar tarefas leves, ficar ociosos ou até mesmo subir de nível enquanto estão em trânsito. A maioria dos jogadores, que jogam as duas versões do jogo, prefere a versão móvel por sua mecânica de inatividade.
Seja no PC ou no celular, o OSRS proporciona uma experiência divertida a todos os jogadores. Aqueles que jogam o jogo desde seu lançamento agora podem aproveitar os benefícios dos jogos modernos por meio da versão móvel. Enquanto isso, os novos jogadores do jogo podem aproveitar a estética retrô original do RuneScape e aprender mais sobre esse icônico jogo de RPG.