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Arm lança tecnologia de upscaler para jogos mobile

A Arm anunciou uma nova tecnologia chamada Arm Accuracy Super Resolution (ASR), um upscaler de código aberto desenvolvido para melhorar a execução de jogos em dispositivos móveis. Essa inovação promete otimizar a experiência dos usuários em celulares e tablets, oferecendo gráficos de alta qualidade com menor consumo de energia.

O que é um upscaler?

Upscalers são tecnologias que ajustam a resolução de um conteúdo gráfico para que ele seja reproduzido de maneira otimizada no dispositivo de destino. Por exemplo, um jogo que roda em 720p pode ser exibido em 1080p, melhorando a qualidade visual sem sobrecarregar o hardware.

Sim, algo parecido com o que temos na tecnologia Metal no iOS, o chegaria para rivalizar com o Metal FX da Apple

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Como funciona o Arm ASR?

O Arm ASR é um upscaler temporal, que combina dados de quadros anteriores e atuais para gerar imagens de maior qualidade. Diferente do upscaling espacial, que trabalha quadro a quadro, o upscaling temporal oferece resultados superiores em termos de qualidade de imagem.

A tecnologia é baseada no AMD FidelityFX Super Resolution 2 (FSR2), originalmente desenvolvido para PCs e consoles, mas adaptado para dispositivos móveis pela Arm. Em testes realizados com o chip MediaTek Dimensity 9300, a implementação do ASR mostrou um upscaling de 540p para 1080p com um consumo de energia significativamente menor comparado à execução nativa dos gráficos em 1080p.

Benefícios do Arm ASR

Espera-se que o Arm ASR otimize a execução de gráficos em dispositivos móveis, especialmente em GPUs menos potentes, ao mesmo tempo que mantém ou reduz o consumo de energia. A tecnologia estará disponível sob licença de código aberto MIT, e os interessados podem entrar em contato com a Arm para implementá-la.

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