Após o “apocalipse do Yuzu“, diversos forks do famoso de Nintendo Switch para Android tem surgido na internet. Muitos deles, sem a menor estrutura para continuar e alguns até são tentativas de aplicar golpes.
Quem nos alertou sobre isso foi o Sr. Linguiça em mais um vídeo excelente.
Foi o que descobriu o desenvolvedor do único verdadeiro sucessor do Yuzu, Jarrod Norwell, que atualmente mantém sozinho o emulador Sudachi.
Uzuy using AI for commit messages and 50% of their code is blatantly mine, thanks for the laugh fellow Aussie!@MrSujano maybe something to talk about? Entirely up to you of course 😄https://t.co/tAxIDiKrIX
— Jarrod Norwell (Antique) (@antique_codes) August 10, 2024
Ao estudar o código do fork Uzuy, Jarrod descobriu não apenas copia do seu código-fonte, mas mudanças de changelog irreais, feitas apenas para enganar usuários.
Muitos usuários têm sido enganados por esse forks de emuladores que prometem funcionalidades extraordinárias, como o aumento de desempenho ou a compatibilidade com mais jogos, mas que na realidade, não passam de versões modificadas sem valor real.
Um dos exemplos mais recentes é o chamado “Uzuy MMJ”, que, com falsas alegações de drivers customizados para GPU, tem atraído um grande número de jogadores desavisados.
Os Riscos Envolvidos
Um dos maiores riscos desses emuladores é a presença de sistemas de geração de chaves, que foi um dos motivos que levou ao declínio do Yuzu e de seus forks. Essa prática atrai a atenção de grandes empresas como a Nintendo, que não hesitam em derrubar projetos que infringem seus direitos de propriedade intelectual.
Além disso, esses aplicativos podem conter malwares, que comprometem a segurança dos dispositivos dos usuários, roubando dados ou danificando o sistema. Muitos jogadores acabam caindo nessas armadilhas por falta de informação ou pela pressa em ter sempre a versão mais atualizada.
Qual o melhor emulador de Nintendo Switch da atualidade?
O Sudachi é o melhor emulador de Nintendo Switch da atualidade. Seu desenvolvedor, Jarrod Norwell possui larga experiência em emulação e mantém o código ativo, aberto e sem key de jogos que possam comprometer o projeto.
Você pode encontrar o APK do Sudashi na página oficial do projeto.