O jogo Paciência, do Windows, completa 34 anos em 2024. Nessas quase quatro décadas desde o seu lançamento, diferentes variações surgiram para agradar à comunidade. Segundo a própria Microsoft, acredita-se que mais de 100 milhões de partidas aconteçam diariamente.
Lançado originalmente no Windows 3.0 em 1990, o jogo caiu na graça ao redor do mundo. Isso porque o jogo ajudava a passar o tempo. Então, entre tarefas e mais tarefas à frente do computador, os jogadores aproveitavam a breve pausa para jogar Paciência.
Com a alta popularidade, não demorou para que Solitaire ganhasse mais versões. Hoje, é possível encontrar variações inéditas criadas a partir do jogo da Microsoft. Tanto que há versões mais difíceis e outras com recordes globais para os jogadores competirem entre si.
Nesta reportagem especial, vamos falar sobre os melhores jogos de Paciência de todos os tempos, lançados desde 1990. Para se conseguir jogá-los com grande maestria, criámos este conteúdo que deve ser lido até o final!
O que é Paciência?
Originalmente conhecido como Solitaire, Paciência é um jogo de cartas lançado originalmente em 1990, na versão do Windows 3.0. Criado por um estagiário da empresa de tecnologia, o título convida o jogador a organizar sete montes de cartas, que estão embaralhadas, a partir de regras específicas.
Jogue jogos de Paciência ilimitados a partir de sites e apps, inclusive coletâneas lançadas de graça pela própria Microsoft, que traz recursos inéditos e as variações mais famosas de Solitaire.
A própria Microsoft revelou que a ideia do lançamento não era estimular a procrastinação, como aconteceu, mas sim ensinar a utilizar o mouse. O passatempo logo foi além disso e se tornou um dos maiores exemplos de gamificação de tutoriais.
Melhores jogos de Paciência de todos os tempos
Em 34 anos desde a sua estreia, é natural que Paciência tenha diferentes variações. Enquanto alguns títulos não tiveram tanto sucesso, outros seguem populares e aparecem com frequência entre os mais buscados nos sites de jogos e apps de apostas. Vamos listar a seguir os títulos de maior destaque!
1. Klondike
Paciência Klondike nada mais é do que a versão original. Neste caso, o jogador tem as sete pilhas a serem organizadas a cada rodada, revelando as cartas e colocando-as nas colunas em ordem de importância. Há variações deste tipo de Solitaire, com mais colunas e regras próprias.
2. Spider
Além do Solitaire clássico, vale citar também o Paciência Spider, certamente a versão mais popular de todos os tempos, superando até mesmo a versão clássica. Neste caso, há a possibilidade de utilizar múltiplos baralhos, o que aumenta consideravelmente o nível de dificuldade.
Paciência Spider aparece como o mais popular por ter surgido nas versões de Windows 98 e nas demais atualizações do sistema operacional da Microsoft. Com o surgimento dos smartphones, a versão Spider também voltou a crescer em termos de popularidade, tendo variações de Spider temáticos e online.
3. FreeCell
Entre os melhores jogos de Paciência de todos os tempos, não dá para esquecer FreeCell. Em Klondike, a organização é mais fácil e conta com partidas mais breves, enquanto Spider permite ao jogador aumentar o nível de dificuldade. Em FreeCell, há um meio-termo para as duas versões.
Na prática, essa versão de Solitaire bastante popular dá mais opção de movimentação das cartas nos campos livres. Ao mesmo tempo, dá para utilizar mais de um baralho, o que dá mais equilíbrio às rodadas. Assim como Spider, FreeCell ganhou mais fãs nos últimos anos.
4. Pyramid
Uma variação de Paciência que tem agradado nos últimos anos é Pyramid. Essa versão tem regras diferentes e recebe este nome, pirâmide, porque não há colunas, mas sim uma pirâmide com sete cartas na base, até o topo com uma única carta.
Outro diferencial desta variação é que todas as cartas ficam reveladas desde o começo. Inclusive, isto é fundamental para jogar, porque se retira duas cartas por rodada, desde que a soma das cartas seja igual a 13. Essa variação surgiu poucos anos depois de FreeCell e Spider, que caiu no gosto dos jogadores.
5. Tri Peaks
Sabe-se que Paciência se tornou um jogo popular por causa das suas rodadas dinâmicas, com a possibilidade de jogar e vencer em poucos minutos. Porém, em um jogo com 34 anos, nem todo jogador está disposto a jogar exclusivamente da mesma forma por dias a fio.
Neste cenário surgiu o Tri Peaks. Essa variação é bem parecida com a Klondike, com cartas reveladas aos poucos e somente depois disso removidas. Na jogatina, há três pirâmides com 3 cartas de base, que são removidas desde que a carta tenha um ponto a mais ou a menos da carta de descarte.
Por que os jogos de Paciência são tão populares?
Os jogos de Paciência caíram nas graças de diferentes países por causa da sua facilidade de jogar, assim como das suas vantagens relacionadas ao desempenho cognitivo. Entre os principais benefícios de jogar Solitaire estão:
- Desenvolve a lógica e solução de problemas;
- Exercita a memória;
- Ajuda a passar o tempo;
- Desenvolve a atenção;
- Melhora a concentração.
O professor do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP-USP, Vitor Tumas nos diz que exercícios de “ginástica cerebral”, como jogos de cartas, reduzem o risco de doenças neurológicas surgirem. Por causa disso, há uma melhora na qualidade de vida na terceira idade.
Os jogos de Paciência vão continuar sendo tão populares?
Sim, é possível acreditar que os jogos de Paciência vão continuar sendo populares. Em 1990, quando Solitarie estreou no Windows 3.0, o sucesso estava ligado ao uso do sistema operacional. Nos escritórios, não era raro encontrar colaboradores que aproveitavam pausas para jogar um pouco.
Em 2024, isso não apenas mudou, como os jogos de Paciência se tornaram mais acessíveis do que nunca. O que antes era limitado aos computadores de mesa, hoje pode ser acessado em um celular conectado à internet, para aproveitar todas as muitas variações de Paciência de graça e sem limites.
Isso mostra que os jogos devem continuar populares nos próximos anos, mesmo com os adventos da IA. Indo além disso, cremos que a popularidade vai aumentar ainda mais!