Notícias

Medo da Pirataria? Capcom passa a exigir conexão nos Resident Evils do iOS

A Capcom atualizou as versões para iOS de três grandes títulos da franquia Resident EvilResident Evil 4, Resident Evil 7 e Resident Evil Village, mas não foi por um bom motivo. Esses jogos agora contam com DRM, ou seja, proteção contra pirataria e agora exigem conexão com a internet.

A notícia caiu como uma bomba na comunidade de jogos mobile, e revelou que sim, existe pirataria até no iOS e que as empresas estão muito preocupadas com isso. Agora imagina esses jogos no Android?

A atualização foi descoberta pelos jogadores e recebida de forma negativa pela comunidade.

Publicidade

 

Claro que sei que isso não é uma boa notícia, e não estou aqui para julgar valor de ninguém, mas fica claro como o mercado mobile é cheio de armadilhas para os desenvolvedores e pode acarretar em prejuízos gigantescos.

O mercado de jogos AAA no mobile já se revelou ser um MONUMENTAL FRACASSO com jogos vendendo pouquíssimas unidades.

Pirataria de jogos no mobile é maior que no PC

Essa medida triste, mas necessária, que revela muito sobre como é o mercado de jogos mobile.

Sempre vejo muita gente comentando que gostaria que o mobile recebesse mais jogos premium, mas os índices alarmantes de pirataria no mobile sempre foi algo que afastou muito os desenvolvedores.

Estamos falando de casos de 98% de pirataria  no Android. Um dos casos mais emblemáticos foi do Dead Trigger, que na época chegou a ter 99,9% de pirataria em alguns países.  (Sim, caso você não saiba, Dead Trigger 1, no lançamento, era um jogo pago.

Outro caso muito emblemático e que revelamos em um dos nossos vídeos, foi o de Modern Combat 5, que era um jogo pago, mas um fã que recebeu o jogo antecipadamente em um sorteio vazou o APK do game.

Relembre o caso no vídeo abaixo:

Isso com certeza é algo que afasta qualquer desenvolvedor e deixa claro que o mobile precisa caminhar em uma direção mais sustentável. Os jogos por assinatura são uma boa alternativa para trazer games premium ou AAA sem precisar contar com vendas.

E você, o que acha? Deixe um comentário.

 

Dario Coutinho

O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: dario@mobilegamer.com.br

Recent Posts

Genshin Impact 2? Jogo chinês se inspira FORTEMENTE no sucesso da Hoyoverse

Aqui se copia, aqui se paga! Youxing Continent (《悠星大陆》) é um game de MMORPG lançado…

1 dia ago

eFootball 2025 inicia campanha European Club Championship com jogadores Encored e várias recompensas

A Konami lançou nesta quinta-feira (3) a nova campanha “European Club Championship” em eFootball 2025…

2 dias ago

Navegando em sites de cassino online e a experiência confortável do Casino Rama

Os cassinos online cresceram muito ao longo dos anos desde que as pessoas cresceram em…

2 dias ago

Doggy Fame: RPG tático OFFLINE com supercãezinhos é lançado para Android

O estúdio Rolling Games Pte Ltd lançou nesta semana o aguardado Doggy Fame, um RPG…

2 dias ago

Pixel Civilization será lançado no mobile em abril

A desenvolvedora australiana Shikudo anunciou que seu novo jogo de simulação estratégica casual, Pixel Civilization:…

2 dias ago

Balatro com anime? ACE: Alice Card Episode chega em abril ao Android e iOS

A desenvolvedora sul-coreana Mafgames anunciou o lançamento de ACE: Alice Card Episode, novo jogo de…

3 dias ago