Notícias

Black Friday ou Black Fraude? Para 62% dos brasileiros, preços aumentam antes das “ofertas”

hegando novembro, o consumidor brasileiro já desconfia da tão prometida Black Friday e levanta a pergunta: é Black Friday ou Black Fraude? Segundo pesquisa recente da Hibou, 62% dos entrevistados acreditam que, ao invés de descontos reais, as lojas aumentam os preços dias antes para simular promoções. A estratégia é conhecida, mas parece que o consumidor aprendeu e está cada vez mais atento às pegadinhas que se repetem ano após ano.

Cuidado redobrado nas “promoções”

O brasileiro está vacinado contra as falsas promoções, e, como mostra a pesquisa, 51% dos consumidores já monitoram os preços com antecedência. Não se trata mais de esperar o desconto cair do céu: quem vai comprar na Black Friday de verdade vem anotando preços e usando alertas, e 55% buscam até em sites especializados para comparar valores antes de dar o clique final.

Publicidade

E não é só: 23% dos entrevistados já fazem uma lista prévia do que querem e 13% usam alertas de preço para conferir se o “desconto” é real ou não. A desconfiança virou um esporte nacional, e, para esses brasileiros, a Black Friday de hoje exige planejamento e estratégia, com os consumidores checando minuciosamente para não cair em truques de “metade do dobro”.

Descontos reais, só se achar um milagre

Para 61% dos consumidores, o que realmente vale a pena são os grandes descontos – quando eles são reais. Mas quatro em cada dez brasileiros afirmam que tudo está caro demais e que a Black Friday não vai ser diferente. O recado é claro: o consumidor não quer qualquer desconto, mas sim preços que realmente compensem a espera e que não envolvam jogadas de marketing.

Frete grátis e boas ofertas são pontos de decisão

Para os mais otimistas, a data ainda representa a chance de garantir boas ofertas. Os itens mais desejados são eletrodomésticos (40%), roupas (36%) e eletrônicos (30%). Entre os produtos mais mencionados, celulares, TVs e geladeiras continuam liderando a lista de desejos. Mas vale lembrar: quem cai no conto da “Fake Friday” costuma levar gato por lebre.

Fofoca de ofertas: um esporte nacional

Se tem uma coisa que o brasileiro não deixa de fazer é compartilhar as “ofertas” com amigos e familiares: 60% trocam informações de promoções, fazendo da busca por descontos uma verdadeira rede de apoio para tentar, ao menos, escapar das armadilhas de preços inflados. E com a desconfiança lá em cima, a escolha pelos canais de compra também mostra cautela – com o Mercado Livre e Amazon dominando as intenções de compra online.

E os pequenos comércios?

Outro destaque é a atenção que o consumidor está dando para os pequenos comércios, com 41% dos brasileiros decidindo apoiar essas lojas. Afinal, se é para comprar algo com desconto, ao menos é melhor fazer isso incentivando o comércio local e ajudando os pequenos empresários.

A pesquisa da Hibou reflete bem o que todo mundo já desconfia: para o brasileiro, a Black Friday virou uma caçada em busca de preços reais, onde o maior vilão é a “Black Fraude” que promete e não cumpre.

Redação

Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: contato.mobilegamerbrasil@gmail.com Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Recent Posts

Como a Tecnologia Mobile Está Revolucionando a Forma Como Torcedores Acompanham Esportes Ao Vivo

A maneira como torcedores acompanham os eventos ao vivo mudou radicalmente nos últimos anos, e…

11 minutos ago

The Star Named EOS: jogo de puzzle relaxante da Crunchyroll Game Vault

Uma nova joia chegou ao catálogo do Crunchyroll Game Vault. Trata-se de The Star Named…

17 minutos ago

Saint Seiya Galaxy Soldiers: novo jogo de Cavaleiros do Zodíaco para Android e iOS

RPG em tempo real trará batalhas intensas e narrativa emocionante baseada na icônica série Cavaleiros…

44 minutos ago

Grand Outlaws, jogo no estilo GTA, será lançado em acesso antecipado nos EUA para Android

Título traz mundo aberto, batalhas caóticas, zumbis e modos multiplayer variados. Mais um jogo inspirado…

1 dia ago

O que não fazer ao começar nas apostas esportivas

Com a regulamentação das plataformas de apostas esportivas no Brasil, é esperado que novos usuários…

1 dia ago

TMNT: Shredder’s Revenge é relançado no Android e iOS sem Netflix e OFFLINE

As Tartarugas Ninja estão de volta em mais uma aventura. TMNT: Shredder’s Revenge, o elogiado…

2 dias ago