Notícias

Utomik: serviço de jogos na nuvem é encerrado

O serviço de assinatura de jogos na nuvem Utomik anunciou o encerramento de suas atividades, apenas três anos após seu lançamento em 2022. A plataforma, que prometia acesso a um catálogo de jogos via streaming, deixa de estar disponível imediatamente, marcando mais um capítulo na corrida tecnológica pelo domínio do mercado de cloud gaming.

Utomik estava disponível para Android e TVs da Samsung e LG.

A ascensão e queda do Utomik

Lançado durante um período de grande entusiasmo pela tecnologia de jogos na nuvem, o Utomik tentou se posicionar como uma alternativa para jogadores interessados em acessar seus títulos favoritos sem a necessidade de hardware avançado. No entanto, a recepção do público foi mista: um relatório de 2023 indicou que apenas 6% dos jogadores globais tinham uma assinatura de serviços na nuvem.

Publicidade

A falta de um catálogo robusto de lançamentos e a competição acirrada com gigantes como Xbox Cloud Gaming, Nvidia GeForce Now e PlayStation Plus acabaram colocando a plataforma em uma posição desfavorável. Enquanto essas grandes empresas conseguem atrair jogadores com títulos de peso desde o primeiro dia, serviços independentes como o Utomik enfrentam dificuldades para competir.

O futuro dos jogos na nuvem

Embora o encerramento do Utomik possa ser visto como um revés para o cloud gaming, especialistas apontam que a tecnologia ainda tem potencial de crescimento. A previsão é de que a base de assinantes globais cresça significativamente até 2030, mas a sustentabilidade do setor dependerá de inovações e estratégias mais robustas.

Com empresas como Microsoft, Sony e Nvidia investindo pesado na integração do streaming em seus ecossistemas de consoles, a competição no mercado de jogos na nuvem segue intensa, e serviços menores podem continuar enfrentando dificuldades.

Trailer:

O que é cloud gaming?

O cloud gaming permite que jogadores transmitam seus jogos favoritos via internet, eliminando a necessidade de consoles ou PCs de última geração. No entanto, desafios como custos operacionais, bibliotecas limitadas e recepção mista por parte dos jogadores continuam a ser barreiras para a popularização da tecnologia.

 

Fonte: PocketGamer

Dario Coutinho

O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: dario@mobilegamer.com.br

Recent Posts

Gamefusion é pura enganação? App pode não cumprir todas as promessas

  Se você tem acompanhado o YouTube nesses dias, deve ter visto o lançamento do…

6 horas ago

Bump! Superbrawl já está disponível para Android e regiões selecionadas para iOS

A Ubisoft, famosa por seus jogos, acaba de lançar o BUMP! Superbrawl, um jogo de…

10 horas ago

Após atualização, COD Warzone Mobile ainda apresenta bugs em alguns Android

É inacreditável como a Activision não consegue um nível de otimização para Call of Duty…

14 horas ago

Gameloft lança Carmen Sandiego Netflix para Android e iOS

A icônica Carmen Sandiego já pode ser jogada no iOS e Android, mas com um…

15 horas ago

Posso usar gatilho no Free Fire, COD e PUBG Mobile sem ser punido? Entenda a polêmica!

Gatilhos são perfeitamente legais, desde que você não use com outras "ajudas". Você provavelmente já…

1 dia ago

Dark and Darker Mobile está em soft launch nos Estados Unidos

O tão esperado "lançamento inicial" de Dark and Darker Mobile finalmente chegou aos Estados Unidos.…

1 dia ago