De acordo com informações publicadas na documentação da nova versão do iPhone 3.0 SDK Gold Master, o processador gráfico do iPhone é da família PowerVR SGX, geração superior aos processadores utilizados nas versões anteriores (2G), o PowerVR MBX.
O novo processador gráfico suporta tanto o padrão OpenGL ES 1.1 quanto o OpenGL ES 2.0, podendo rodar normalmente os aplicativos criados para as versões anteriores, mas com desempenho diferenciado.
Além de recursos gráficos aprimorados através de Shaders, a nova geração deve apresentar um desempenho muito maior. É provável que a versão utilizada seja a SGX530, que apresenta performance de 14 milhões de polígonos por segundo (comparável à placa gráfica NVIDIA Riva TNT2 para pcs), contraste com o anterior de apenas 3 milhões de polígonos por segundo. Para efeitos de comparação, a performance do PSP da Sony é de 33 milhões de polígonos por segundo.
- desempenho da CPU é de 40% a 70% mais rápido;
- O fillrate é de três a quatro vezes maior;
- Efeitos de textura e filtros são cerca de dez vezes mais rápidos.
Tenha em mente ainda que o teste foi com OpenGL 1.x, e o iPhone 3GS pode rodar OpenGL 2.x. Quando jogos começarem a ser otimizados ou desenvolvidos para o OpenGL 2.x, eles não rodarão nos modelos velhos – ou rodarão com gráficos piores.