O ano 2009 com certeza foi muito significativo para os jogos de celular, sejam eles comuns ou smartphones, muita coisa aconteceu.
10. A segunda morte da N-Gage
Enquanto em 2009 vimos a N-Gage em plena forma, novos aparelhos foram sendo lançados, e executivos da Nokia ainda falando em “Empurrar a N-Gage até o limite”.
O elefante branco, porém, foi a Ovi Store e numa estratégia estranha a Nokia matou a N-gage em favor da nova Loja de música e aplicativos.
A confusão foi agravada com o suporte prometido ao N73 que não aconteceu, e um executivo-chave da N-gage deixou a empresa. Em outubro, a Nokia confirmou o que até então todos tinham assumido – A N-Gage estava morta novamente.
9. Gráfico com os lucros da Apple App Store
Durante o início de 2009, houve rumores que a Apple iria lançar uma seção de jogos de luxos por 20 dólares na App Store. Isso não aconteceu e a discussão passou para as possibilidades de novas descobertas que poderiam ser oferecidos por um gráfico ordenados por receitas ao invés de número de downloads. (Claro, houve também fortes argumentos contra isso.)
Em setembro com o lançamento do iTunes 9 a Apple lançou o seu Top Grossing Chart, que é baseado na receita total de downloads dos jogos. Destacando os títulos mais caros, e também mostrando o desempenho de jogos e apps comprado na Loja Virtual, algo que se tornará cada vez mais importante em 2010.
8. A Popularização das redes sociais para Jogos
Em 2008 a N-gage se gabava de ter coisas que os jogos para iPhone e celulares com Java não tinham como: comunidade em torno dos jogos (algo como a Xbox Live e PSN), chat entre usuários, platinar games, entre outras coisas.
Porém uma das histórias mais importantes da tecnologia móvel de 2009 foi a competição entre meia dúzia de empresas que oferecem aos desenvolvedores a capacidade de criar comunidades em torno de seus jogos do iPhone.
Para o registro: AGON Online, Gameloft Live, geoCade, OpenFeint, Plus +, Scoreloop e Crystal ainda-a-ser-lançado Chillingo’s.
7. A subida vagarosa do Android
O Android caminha a passos lentos, apesar da interface ‘F*dona’ e dos recursos, o desenvolvimento de jogos para ele caminha mais lento ainda. Uma das notícias que mais repercutiu foi a decisão da Gameloft de não se dedicar mais a plataforma, Decisão revogada logo em seguida em nota oficial da empresa.
6. Todo mundo quer ser a Apple!
O sucesso estrondoso da plataforma iPhone OS e principalmente do sistema de negócios da Apple, sucesso esse em grande parte divulgado pelo Gráfico com os lucros da Apple App Store. Mas na minha opinião, esse sucesso se deve mesmo por duas coisas: preço barato e download via protocolo http ( e não a m*rda do wap!)
O que aconteceu é q muita gente quis copiar a idéia (veja a lista abaixo), mas a meu ver eles falham no principal quesito que a Apple mais investiu: JOGOS!
Google – Android Marketplace
LG – LG App Store
Microsoft – Windows Marketplace
Nokia – Ovi
Orange – App Shop
RIM – BlackBerry App World
Samsung – Application Store
SonyEricsson – PlayNow Arena
Tesco – Tesco Digital
Vodafone – Vodafone 360
continua…
com informações de: pocketgamer.biz