A versão simulador de Need For Speed chegou para iPhone durante o ano passado. Resolvi dar uma volta com este jogo, pois quase todo mundo que conheço utiliza-o como fator “uau” no iPhone/iPad. Mas será que Need for Speed Shift é tão “uau” mesmo? Vamos descobrir.
NFS Shift pode ser considerado mesmo bastante interessante na parte gráfica, o uso de filtros e outros recursos, deixaram-o com um aspecto de jogo de Playstation 2/PSP. Embora no iPad a impressão na seja tão “uau” assim, devido ao grandes serilhados presentes. Mesmo assim, o trabalho da EA foi impressionante.
Os comandos são outro ponto chamativo do jogo. Eles são um mix criativo entre touchscreen e acelerômetro. Os comandos de direção são apenas via acelerômetro e embora não haja opção de mudar os controles, isso não é um problema – pois a jogabilidade pelo acelerômetro é excelente!
O game parece mesmo com um simulador de corrida, existe até um efeito, embora apenas visual, de dano do carro. Ainda na jogabilidade, não existe seletor de dificuldade do jogo e sim da dificuldade de se controlar o carro, onde a assistência inicial (o padrão é Novato/Rookie) pode ser desativada.
Quedas na taxa de quadros por segundo (FPS) podem ser percebidas nas corridas em Tokyo
A trilha sonora é uma droga e ainda bem que podem ser substituídas pelas músicas presentes no seu iDevice. Para compensar, os efeitos sonoros são ótimos. O jogo apresentou alguns slow downs durante o circuito de Tokyo, acredito que devido a quantidade de elementos de decoração durante esse estágio. Outra coisa estranha que aconteceu comigo foi perceber o preço deste equipamento invisível:
Falando nos estágio eles são quatro com 28 corridas no total. Cada corrida possui um objetivo em específico e em determinadas corridas você não pode utilizar carros muito potentes. Porém o jogo é bem fácil, utilizando os comandos em “Rookie” (novato) você não verá dificuldade no jogo até a última corrida.
O jogo não é extravagante como Asphalt no quesito $, levará um bom tempo para ter todos os 20 carros se essa é a sua intenção (“coisa de muitas luas”).
Os pontos negativos desta análise para o jogo fica por conta da falta de suporte a qualquer sistema de conquistas e a falta de um modo multiplayer online. Quanta a falta de mais carros e mais pistas, isso pode ser justificado pelo tamanho (Mbs) do jogo.
Veredito:
NFS Shift é uma boa opção para quem busca um jogo de carros mais realista para iPhone. Pode não ser um Gran Turismo da vida, mas o game faz bom uso das tecnologias do aparelho para proporcionar uma ótima experiência de jogo.
Nota: 8.0
Produtora: EA Mobile
Publicadora: EA Mobile
Ano: 2009
Plataforma: iPhone OS
Na categoria Need (diversão sem realidade total)acho Asphalt melhor e na categoria GT é Real Racing. Joguei um pouco do RR e o Asphalt sim eu to zerando
Tou preparando uma análise do Asphalt 5 tbm. Soltei a do NFS antes para poder fazer um comparativo, ou melhor dizendo, uma distinção