Com o fim da Consumer Eletronics Show (CES), é hora de fazer um resumão com os Fails e Wins da Feira de eletrônicos.
[WIN] Os Tablets ownaram
Nunca se viu tantos tablets como nesta última edição de CES. Para quem é novo no ramo, é bom saber que o conceito de tablet é bem antigo, a Nokia e até a Microsoft já lançaram alguns aparelhos no passado. Porém, devido ao sucesso estrondoso do iPad, nada menos que 36 tablets de 26 fabricantes diferentes foram lançados durante a CES 2011. O mais fodástico com certeza foi o Xoom da Motorola.
Aparelho foi o primeiro a trazer o Android 3.0
A “criança” é equipada com processador Nvidia Tegra 2 (Dual-Core), tela de 10,1 polegadas, bateria com até 10 horas de reprodução de vídeo a 1080p (quero só ver!)
[WIN] Game Room no Windows Phone 7
Game Room é um serviço da Xbox Live que oferece milhares de jogos arcade das antigas em um ambiente totalmente 3D. O serviço virá também para o Windows Phone 7 e foi apresentado durante a Feira.
Os jogos custarão na faixa de um dólar. Considero este um “meio-win” já que estava no aguardo de uma aposta mais agressiva por parte de Microsoft. Contudo, o empenho da empresa na área de jogos tem se mostrado.
[Fail] Cadê o Playstation Phone / PSPhone / Xperia Play / Caralh*????
Nada! A Sony veio para CES com absolutamente NENHUM modelo do Xperia Play. Não foi feito nenhum anúncio sobre o aparelho e perguntado sobre o mesmo, Kaz Hirai, CEO da Sony Entertainment, desconversou, falando vagamente sobre o aparelho.
Um dos lançamentos mais aguardados é tratado com total sigilo. Apesar de já ter vazado muita coisa, inclusive dois aparelhos que sumiram das fábricas chinesas.
Com o aparelho já em linha de produção, meu palpite é que a Sony não está levando a sério a empreitada. Por isso, é bom não esperar nada revolucionário.
[Fail] Muitos, mas muitos Androids
O Sistema operacional para portáteis do Google dominou a feira. Praticamente quase tudo que foi apresentado possuía sistema Android, além da Motorola apresentar o primeiro Tablet com Android 3.0 (otimizado para tablets). E o que tem de Fail nisso?
O problema, pelo menos para os desenvolvedores, é a fragmentação. Cada fabricante de hardware lança pelo menos 4 tipos de customização de Android diferente por ano. E cada vez que um jogo é lançado, são feitas versões compatíveis e as vezes exclusivas para cada aparelho, o que aumenta e dificulta muito o custo de produção de um jogo. O problema que já é real para os atuais Androids, vai virar uma “bola de neve” muito em breve. Será a versão 2.0 da fragmentação do Java (J2ME).