Muita gente deve ter estranhado a ênfase que nós demos ao lançamento do iPad 2. Tanto no twitter como aqui no Blog, conferimos o evento na íntegra com todas as ferramentas disponíveis: livecam, liveblog..etc.
O motivo foi só um: capturar qualquer coisa sobre o novo processador Apple A5 e a provável adoção a GPU PowerVR SGX543 que possivelmente serão adotados nos futuros iPhone 5 e iPod Touch 5ª Geração.
Processador Apple A5 (Cortex-A9 MPCore)
Por enquanto está confirmado apenas que A5 é Dual-Core. Nosso chute a julgar pela foto acima, ele é na verdade um ARM Cortex A9, um upgrade dual-core do Cortex A8, que já estava disponível desde o lançamento do iPhone 4. A arquitetura ARM é confirmada pela foto que você vê acima. Nós não podemos ter a certeza sobre o clock, mas cada core pode chegar até 1 GHz.
Até agora não surgiu nada que comprovadamente sugerisse essa revolução nos gráficos. Tanto é, que a Apple usou imagens e vídeos de jogos já existentes como Infinity Blade e Real Racing 2.
GPU PowerVR SGX543
Foi encontrado, na primeira versão beta da iOS 4.3, uma série de drivers, que indicam que a Apple pode estar pensando em atualizar a GPU em seus futuros dispositivos iOS pelo modelo SGX543 da Imagination Technologies.
Esta GPU é capaz de oferecer um rendimento de 35 milhões de polígonos por segundo, (superando o PSP.. finalmente..) e filtrar 1 Gigapixel por segundo (muito além do PSP), quando trabalha a uma frequência de 200 Mhz. A GPU atual (iPhone 4), modelo SGX535, faz 28 milhões de polígonos por segundo, filtra 0,5 Gigapixels por segundo, trabalhando na mesma frequência dos 200 MHz.
Quanto a memória RAM nada foi dito ainda, mas este post poderá sofrer atualizações.
E como fica o Ecossistema da Apple com a chegada do iPad 2?
Com uma base instalada de milhões de aparelhos, vai demorar um pouco para os desenvolvedores abandonarem estes aparelhos. Para quem “chora” por que a Gameloft não esteja produzindo mais alguns jogos para os primeiros iPhones, vale lembrar que estes primeiros aparelhos mal reproduzem 5 milhões de polígonos na tela – isso é quase 10 vezes menos do que a geração atual de iDevices.
Em contrapartida, se for mesmo usado o chip gráfico SGX543, o ganho é de aproximadamente 20% em polígonos. É muito, mas não chega a ser um choque tão grande como foi a transição do iPhone 3G para o 3GS em que a quantidade de polígonos por segundo dobrou.
Caso alguma empresa desenvolva algum game exclusivo para o iPad 2, é muito improvável não haver uma versão similar para iDevices da chamada “2ª geração” (prefiro chamar de 4ª)
Fontes:
http://www.briphonebr.com
http://blog.gsmarena.com/
Fiquei seriamente tentado a comprar um iPad 2. no lugar do Notbook que eu já estava pensando em comprar…
É melhor tomar cuidado com o hype. Por baixo do capô o iPad 2 é só um upgrade previsível, já uma versão atualizada do mesmo modelo de processador.Só compro quando os primeiros exclusivos aparecerem…