A MadFinger Games reduziu o preço do game Dead Trigger do Android, anteriormente, US$ 0,99 para NADA, ou seja, grátis devido ao alto índice de pirataria que o game sofreu. O post com a notícia apareceu na fanpage do Facebook do jogo à poucas horas (23/07) e demonstra um tom de desapontamento .
“Sobre a queda de preço. Aqui está a nossa declaração. O motivo principal: a taxa de pirataria nos dispositivos Android, que é inacreditavelmente alta. A princípio pensamos em tornar o jogo disponível para o maior número de pessoas possível — por isso ele custava menos de um dólar. Era muito menos que os US$ 8 de Shadowgun, mas por outro lado não ousamos oferecê-lo de graça, já que não tínhamos experiência com o formato free-to-play até então. Entretanto, mesmo por US$ 1, o nível de pirataria é tãããão grande que decidimos, por fim, oferecer Dead Trigger de graça. De qualquer forma, Dead Trigger não é FREEMIUM, ele foi e sempre será FREE-TO-PLAY, o que significa que todos os jogadores podem se divertir sem in-app purchases! Nós nos comprometemos com essa declaração porque todos os membros do nosso time estão jogando (e se divertindo) com Dead Trigger sem in-app purchases.”
Via Facebook
Não irei nem entrar no mérito da questão sobre a pirataria. É óbvio que é errado. Mas acredito que o que os desenvolvedores desse jogo não avaliaram qual a “real” audiência do Android. Muitos, mas muitos mesmo, dos usuários de Android são adolescentes ou até mesmo crianças que não ter como adquirir um cartão de crédito (quiçá, cartão internacional, necessário para baixar apps no Brasil). Sendo assim, eles, os usuários, vão em busca de uma solução “alternativas” para aproveitar os jogos.
Muitos dos usuários do Android são adolescentes que não tem como tirar um cartão de crédito (única forma de pagamento aceita no Google Play).
Na App Store, loja de aplicativos da Apple para iPhone e iPad, além da opção de cartão de crédito, existem os gift cards, cartões pré-pagos com códigos para se inserir no iTunes para poder comprar apps e jogos. Esses cartões são vendidos em qualquer esquina nos EUA e na Europa.
Não tive a chance de jogá-lo no Android, pois comprei a versão para iOS, a qual, achei meio-boca e até chatinha em vários momentos.Vou baixar a versão para Android para ver se o jogo empolga mais. Só acho estranho em pleno 2012 com ChainFire e outras “firulas” por aí, as empresas não colocarem travas nos jogos móveis.
Assim…..
As coisa sao sempre assim tudo pode piratiado ate a dilma sofre com os ataques de hackers.a tam e mais sites.
o android naum pode fica de fora de hackers.