Durante o evento de lançamento do Samsung Galaxy S4, nos bastidores, um controle usado para demonstrar as funções gamísticas do aparelho chamou a atenção. Não pela funcionalidade, mas pela semelhança com o controle do Xbox 360.
O gamepad possui cores e botões muito parecidos com o controle do Xbox 360, comunica-se por bluetooth e não é nenhuma novidade. Digo isso por causa da já excelência no Android em suportar conexões com qualquer dispostivo USB ou Bluetooth.
Outra característica interessante, e que entrega o tamanho do futuro Galaxy Note 3, é o tamanho do clipe que prende o o smartphone, ele suporta até smartphones com 6.3 polegadas.
Esses joysticks já se espalharam pelo Android e praticamente toda empresa tem o seu. Se você se pergunta por que esse tipo de controle para smartphone não faz mais sucesso que deveria, posso dar duas boas justificativas. A primeira é o baixo suporte por causa do jogos e a segunda é a falta de interesse das empresas para “vender a ideia”.
A única empresa que conseguiu vender a ideia de jogar com botões de verdade nos smartphones atuais foi a Sony com o Sony Xperia Play. Ainda que não tenha vendido bem no EUA, o Xperia Play fez um enorme sucesso na América Latina e Brasil.
Pegaram um controle de xbox e amassaram, sem mais.