Em pleno 2013, que tal largar aquele Samsung Galaxy Y e partir para um Android com 1 GB de RAM? O Motorola Razr D1 foi pensando para clientes que procuram aparelhos de baixo custo, o smartphone tem Android Jelly Bean 4.1.2 e configuração intermediária. Especialmente criado para o mercado brasileiro, o Razr D1 tem preço imbatível, custando cerca de R$ 499 reais (faixa de preço no Buscapé).
O pessoal do Tecmundo preparou uma análise completa desse smartphone barato da Motorola.
A relação custo/benefício é forte neste aparelho, confira a configuração:
- Processador Single-Core de 1.0Ghz
- 1GB de memoria RAM
- GPU PowerVR SGX531 (essa vai ser comum em 2013, anote!)
- 4GB de memoria interna (até 32GB via cartão SD)
- Câmera de 5MP com autofoco e sensor retroiluminado capaz de tirar fotos em HDR
- Display de 3,5″ polegadas com resolução 480×320
- TV analógica e digital
- Entrada para dois chips (SIM CARD)
- Bateria com 1785mAh (de baixo consumo, pois o aparelho consegue rodar a 168MHZ em Standby)
- Android 4.1 Jelly Bean.
- Atualização garantida pela Motorola e Google
Veja como ele chega na sua casa (créditos no vídeo):
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4x4mEeey_EA
Opinião
O grande trunfo do Motorola Razr D1 é o seu preço. Mas para quem gosta de jogos de celular, as boas notícias ficam por conta da quantidade de memória RAM (1GB) e do processador. Mesmo sendo apenas um Single Core, o fato de ser um ARM V7 garante compatibilidade com jogos recentes. A resolução pequena, que pode parecer um fator negativo, se torna outro trunfo do D1 para rodar jogar com leveza. A GPU é a manjada PowerVR SGX531, bem comum em tablets e smartphones chineses e brasileiros (baseados em chineses). Essa GPU fica ótima em telas pequenas e com baixa resolução garantindo um bom desempenho.
Perceba no vídeo abaixo, esses smartphones utilizando a SGX531, o aparelho com menor tela e resolução consegue rodar melhor o jogo N.O.V.A 3 da Gameloft.
É evidente que não dá pra fazer milagres e se equiparar com os dispositivos Top de linha, mas custando quase 1/5 de um smartphone top, o Motorola Razr D1 é ideal para quem conhecer o mundo do Android sem gastar muito. O D1 ainda tem um “irmão” mais velho com configuração mais robusta, comentarei sobre ele em breve. Não perca!
O único problema com smartphones low-end e mid-end no mercado é o fato de raramente terem telas de boa resolução. Não acho que resoluções gigantescas são necessárias (sério, pra que uma tela com 1080p?), mas 800×480 é o mínimo aceitável.
Com certeza é um fator negativo, pra quem gosta de tirar todos também vai ficar desanimado com ele. Mas como fator de “entrada” para aproveitar os jogos do Android é uma excelente opção.
tava pensando em comprar um desse, mas agora me decidi vou mesmo compra-lo, esse celular é show de bola.