Já notou como os primeiros comentários dos jogos de Android na Google Play são sempre de baixo calão, pejorativos e comumente não refletem sobre o jogo em si? É fato, os primeiros comentários disponíveis para visualização são sempre os piores, mais estranhos e, não raramente, os mais mal escritos. Por que isso acontece?
É comum culpar o jogo pela conexão lenta que o usuário possui. Muitos comentam sem sequer ter iniciado o jogo! Veja alguns exemplos por sua própria conta e risco.
Não são raros também, os casos onde a pessoa mente (como o caso acima), dizendo ter outro aparelho. Mal sabem elas que no painel do desenvolvedor na Google Play, é possível saber até qual a versão do smartphone ou tablet, se é nacional ou importado.
O motivo para isso acontecer?
O motivo (ou melhor consequência) é o sistema de relevância dos comentários adotados pelo Google em sua loja de aplicativos, a Google Play Store. Nela, cada comentário ganha um “like” (sinal de positivo) e sobe de posição, tornando-se “relevante”. O tiro sai pela culatra quando a maioria dos bons comentários não são positivados devidamente.
Os comentários que mais recebem “likes” são, na grande maioria dos casos, críticas negativas ao jogo. Isso acontece quando um usuário não consegue rodar o jogo e despeja uma crítica, quase sempre raivosa, sobre o fato. Outros usuários que também tiveram problemas com o jogo, positivam o comentário pois concordam com a opinião.
“Certo, e qual o problema disso? O jogador está certo em criticar o jogo que não rodou”. O problema consiste que muitos usuários tentam rodar jogos muito acima da capacidade de seus aparelhos. Isso revela um dos problemas da loja do Android (esse sim é o principal motivo).
Na incerteza de saber quais aparelhos são compatíveis, os desenvolvedores marcam todos. Outro comportamento comum dos jogadores é esperar que jogos grátis tenham uma experiência superior a de jogos premium (pagos). Por exemplo, há vários tipos de jogos de corrida com propostas diferentes, porém, nem todo jogo será um Real Racing 3 ou Asphalt 8.
Quando a voz do povo NÃO é a “voz de Deus”
Essa cultura de “venha a nós o vosso reino”, onde eu mereço tudo de bom e de graça, é um pouco do reflexo da cultura gamer “atual” brasileira e da política dos jogos Freemium (Free-to-Play). Graças a pirataria, LARGAMENTE utilizada pelos jogadores brasileiros, conceitos como, “será que vale a pena baixar um jogo de graça”, são realidade por aqui.
Os jogos Freemium nasceram justamente do combate a pirataria e da possibilidade de expandir a quantidade de jogadores. Mas neste cenário se criou uma ideia deturpada de que os jogos “grátis” são completamente gratuitos. Um erro onde muitas pessoas não não “realizaram” que é “grátis para baixar”.
Com isso, baixar um jogo virou um “sacrifício” e não um “benefício”. Há pessoas inclusive que acham que todos os jogos do Android tem que ser grátis.
Minha opinião sobre esse tipo de comentário e a mesma sobre comentários sem noção encontrados em qualquer lugar da web. A internet é uma coisa maravilhosa, mas infelizmente ela deu “voz” a muito gente que não sabe a dádiva que ela representa. Ao invés de acrescentar algo de positivo ao mundo, essas pessoas conseguem passar apenas sua visão mesquinha da realidade.
Como comentar “corretamente” na Google Play
Não há um manual para comentar corretamente. Mas é possível tornar a vida na Google Play mais saudável para você e para os outros usuários. Aqui vão alguns passos.
1. Saiba o que você está colocando no seu smartphone ou tablet. É comum as pessoas baixarem apps sem saber exatamente o que é, do que se trata e para que serve.
2. Se o aplicativo ou jogo não iniciar, entre em contato com o desenvolvedor. É bem mais efetivo que uma crítica “vociferada” na Play Store.
3. Se, mesmo assim, você vai comentar na Google Play, diga em qual aparelho testou o app/jogo. Para que outros usuários percebam que tal jogo pode não funcionar se possuírem o mesmo smartphone ou tablet. Simplesmente dizer “não funcionou no meu celular”, não ajuda em nada, lembre-se não te conhecemos.
4. Faça críticas a jogabilidade, gráficos..etc. Mas nunca sobre a velocidade de download. Isso é culpa da velocidade da sua internet e do seu aparelho. Ou no mais improvável dos casos, é culpa do Google, já que é ele quem hospeda os apps.
O mais estranho é que essas pessoas, em sua maioria, são justamente as que possuem aparelhos de baixo custo. Já vi pessoas negativando o aplicativo do Google Services, comentado bobagens (e viajando fortemente). justamente o aplicativo que permite que as atualizações mais recentes e novos serviços do Google sejam compatíveis com dispositivos mais antigos. Essas pessoas nem se deram ao trabalho de pesquisar a função do aplicativo ou até mesmo ler a DESCRIÇÃO do mesmo. O pior é que a maioria das reclamações vem de usuários de aparelhos como Galaxy Y e Ace, reclamando que o Google Play Services tomou a maior parte da memória de seus dispositivos, que possuem um armazenamento interno de 160mb e 150mb, respectivamente.
Pra quem quer perder a esperança, olha aí:
https://lh4.googleusercontent.com/-CqXzXqT80QM/UiuF8qMBryI/AAAAAAAAF8I/xrxPXPss00Y/w1504-h846-no/playdumb.png
Realmente cara, sempre achei os comentários do Google Play uma bosta, antes de comprar meu tablet ficava olhando uns aplicativos e lia os comentários cheguei até em pensar em mudar para o IOS, só que após ver os comentários eu olhava quantas estrelas tinha o aplicativo, ai pensei a opinião de 20.000 pessoas é bem mais importante do que a opinião de 5 pessoas, então comprei o tablet não me arrependo nem um pouco o Android é realmente fantástico. Essas criticas vem de pessoas idiotas que pensam que para o aplicativo ser bom ele precisa ter TUDO que ela quer.
Os comentários da play store me dão nojo “demora muinto pa estalar” “naum tein bios tudo merda isso ai” a vai pra puta que o pariu.
Cê acha isso ruim? Eu já vi gente dando classificações baixas e xingando nos comentários do aplicativo do IMDB. A razão? Não dá pra assistir filmes de graça.
A julgar pelos comentários da play store, posso falar que as pessoas estão comprando smartphones antes de aprenderem a ler
kkk boa!
kkkk é verdade
infelizmente é reflexo da falta de educação destas pessoas…
Isso é comparável ao pessoal que reclama do sistema Android, falando que trava, que é bugado, etc… Daí quando você vê, o fulano tem smartphone low, com android 2.2 ou 2.3. É o mesmo que comprar um tênis de má qualidade e reclamar quando a sola descola com 1 mês de uso.
Infelizmente o povo é desinformado, e se você tenta explicar, eles te ironizam ou ficam com raiva. No meu trabalho mesmo tem gente que diz querer comprar um telefone com tela “Toqui iscrim”. kkkk, Enfim né.
Realmente o ponto de ruptura ficou lá atrás, no meio do ano passado. Hoje ter um Android com 2.3 e aparelho barato não tem do quer reclamar em questão de apps. Travadinha, erro, bug é tudo culpa do aparelho!
Eu tinha um Milestone 3 que apesar de ter um configuração razoável era totalmente capado pela versão do Android 2.3 dele. Surgiu a possibilidade de troca por um Razr i e não pensei duas vezes. A troca não poderia ter sido mais benéfica (pra ficar claro, vendi o Milestone e comprei o Razr com o mesmo dindim)
Quando as pessoas me perguntam sobre aparelho usado, Galaxy Y, Ace.. eu digo logo: “Olha, hoje o básico é processador single de 1GHZ, 1GB de RAM e Android 4.1 de fábrica. Nem pense em comprar algo abaixo disso que você vai se frustrar”, “Tem o Motorola D1 aí, é uma maravilha e baratinho”.
Do que adianta, economizar 100 reais e ficar com um aparelho passando raiva para só depois de muito tempo admitir que a culpa é do aparelho.
O que mais me preocupa é que me parece que 90% desses comentários ignorantes e mal escritos são feitos por brasileiros 😐
concordo! Se você mudar sua região para outro país você realmente vai notar a diferença nos comentários!
isso nos envergonha muito
Ainda toabaixando esse post amais tah mtu demorad9oooo no meu glaxy s6 naum pega arrumen iso!!! Mais paresse dah ora! Demora 200 anos pra abaixar no mel IPAD 5s.
Opinião nua e crua? A maioria das pessoas que estão comprando “smartphones” são estúpidas demais para usar um, quanto mais entender o que está acontecendo quando eles não funcionam como esperado. É como dar um celular para um homem das cavernas.
Eu não sabia que a Play Store tinha um público tão… diversificado. Acho que, tão valioso quanto criticar a “cultura” de quem tem um smartphone ruim é perceber como essas empresas inundam o mercado com novos aparelhos a cada 6 meses ou menos, aparelhos esses caros e impossíveis de serem modificados. Compre um computador e instale o sistema operacional que quiser; compre um smartphone e fique preso a apps ridículos feitos pela fabricante que não podem ser desinstalados e um sistema operacional que leva meses pra ser atualizado porque a fabricante do hardware quer pegar na mão do usuário e não deixa ele explorar o produto que comprou.
E não adianta falar que jogos gratuitos não são gratuitos, ou que são “gratuitos” e é culpa do usuário não entender isso. A definição da palavra deveria dizer tudo. Se milhões de consumidores não entendem, a culpa não é deles. Pelo menos hoje a Play Store se há compras dentro do aplicativo antes do download.
Por último, se o sistema inteiro de comentários da Play Store é ruim, simplesmente ignore-os ou leia o que seus amigos postaram, que fica destacado pra você. Reviews de internet (os que não são comprados, isto é) continuam sendo muito bons.
eu já vi pessoa dando 1 estrela só porque o aplicativo não instalou, o motivo desses tipos de usuário falarem isso é pq android é mais barato para jogar jogos do que console e PC, e aí cada vez mais aparece usuários que não sabem de nada de tecnologia, já na steam, foram poucas as vezes em que vi esses tipos de usuário (a vez que eu vi um tipo de usuário desses foi no jogo the witcher 3, que o cana disse “depois da cutscene, o jogo fecha”) é que os usuários da steam tem mais conhecimento de hardware, pois é uma loja de jogos de PC
Maldita inclusão digital…