Quem acessa diariamente lojas de aplicativos e redes sociais já deve ter visto um game bobo para Android e iOS, chamado Flappy Bird, alcançar em poucos dias uma quantidade expressiva de download. O game, que virou mania, aposta em uma jogabilidade tão simples que muitos estranham o sucesso do game.
O jogador controla um pássaro e, através de toques na tela, deve ajudar o pássaro a atravessar canos e atingir a maior distância possível. Todo o design do game é ‘chupado’ de Super Mario World, até mesmo o pássaro lembra os peixinhos Cheep Cheeps.
Flappy Bird explodiu em ambas as lojas de aplicativos de Android e iOS e é um dos jogos mais populares atualmente. Seus elementos mais instigantes é a sua jogabilidade absurdamente difícil e a espírito de competição criado através da redes sociais de jogos Google Play Games e Game Center.
– Do esquecimento ao topo das lojas de aplicativos
Flappy Bird é um jogo novo? Não. O game foi lançado em maio de 2013 e passou meio ano despercebido na App Store e Google Play, até ser revisado pelo site Touch Arcade e ganhar notoriedade no fórum do site. A partir daí começou uma avanlanche de downloads e recomendações, sempre conotando a forma simples que as pessoas comentam suas pontuação no jogo, por exemplo: #flappybird 19.
A simplicidade, tamanho absurdamente reduzido e um único objetivo, passar pela maior quantidade de canos possíveis, fazem de Flappy Bird o jogo mais simples para se competir nas redes sociais. São apenas 800 Kbs de download.
– A terapia social com Flappy Bird
Flappy Bird possui um elemento que considero essencial em qualquer jogo: competição. O conceito é simples e está no cerne do que se define como jogo. O jogo, no sentido mais puro da palavra, remete a competição e é justamente a proposta de Flappy Bird. Gráficos, exploração, narrativa? Nada disso, Flappy Bird é pura competição e devido a sua simplória, e exagerada, dificuldade, o jogo é ao mesmo tempo frustrante e viciante.
Como qualquer jogo casual, a dica é brincar e diverti-se com os amigos enquanto tenta quebrar os recordes deles, mas não encane com os recordes mundiais. Ninguém faz 2 bilhões em Flappy Bird, o game sequer existe power-ups ou vidas extras, com certeza trata-se de um hacker nerd tetudo querendo parecer.
Segue abaixo os links de download de Flappy Bird. Um aviso, não se estresse se não conseguir passar por mais de 10 canos.