Por mais que o iPad seja imbatível na qualidade, parece que os consumidores brasileiros estão preferindo produtos de menor “valor agregado”, mas com um preço acessível. A prova disso é a recente pesquisa do IDC Brasil (International Data Corporation) que demonstra que a cada 100 tablets vendidos no Brasil, apenas 4 dele poderiam ser um iPad.
Essa vitória esmagadora da plataforma da Google se deve aos tablets de baixo custo, na faixa que vai de, acredito, R$ 250 até 500 reais. Tais tablets podem oferecer uma experiência comprometida, e em muitos aspectos ruim, porém a verdade é que para usos básicos, tais limitações são até aceitáveis. Os números são referentes ao período entre julho e agosto e agosto deste ano.
Outro dado curioso que a pesquisa aponta é a contração que o mercado de tablets começa a sofrer no Brasil, algo que já vem acontecendo no mundo inteiro. Enquanto no mês de julho houve alta de 17% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado, em agosto houve queda de 3%. Essa redução na procura, pode ser explicada pelo popularização dos Fablets.
Outros dados curiosos do IDC mostra que a venda de celulares comuns (com e sem Java) ainda representam 1/4 da venda de aparelhos móveis no Brasil. Que coisa hein? Parece que ainda veremos algumas pessoas jogando em celulares Java por aí.
– Simples mas eficazes
Voltando ao assunto dos tablets, minha experiência pessoal com esses tablets de baixo custo me leva a crer que eles são comprados geralmente como “presente” ou apenas para consumo de conteúdos web e Facebook. Raramente vejo pessoas interessante em tablets assim para jogos ou qualquer outro tipo de conteúdo que exija grande poder de processamento. Até mesmo para ver vídeos e filmes em FullHD, alguns modelos básicos dão conta.
O grande porém deste tipo de tablet mora na qualidade de construção. Muitos deles apresentam problemas depois de algum tempo, então é sempre bom comprar as marcas que oferecem garantia de pelo menos um ano.
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