Os Jogos da Nintendo para celular podem não ser bem o que você imagina.
Mal saiu a notícia de que a Nintendo vai produzir jogos de celular, em parceria com a DeNA, e já havia gente comemorando que finalmente iria jogar os antigos games da Big N, pessoas imaginando que seria uma espécie de app emulador e por aí vai. Mas é preciso informar de que a coisa NÃO será bem sim!
OS CELULARES VENCERAM! Nintendo se rende aos jogos de celular
– Então, como será a parceria entre Nintendo e DeNA?
A parceria entre a Nintendo e, a produtora/publicadora de jogos de celular, DeNA, será apenas para a produção de JOGOS NOVOS. Ou seja, está liberado o uso de imagens de personagens da Nintendo pela DeNA, mas apenas em jogos novos! Durante a coletiva de imprensa realizada nesta terça (link do vídeo aqui), o Presidente da Nintendo, Satoru Iwata deixou claro que não haverá ports ou remakes de jogos antigos nos celulares.
No campo dos negócios, a parceria envolve uma pequena troca de ações. A DeNA compra 1,24% da Nintendo e a mesma compra 10% das ações da DeNA.
Quem ficará a cargo do desenvolvimento dos jogos será mesmo a DeNA, e a Nintendo atuará apenas como detentora dos direitos de Mario e companhia. Isso acontece atualmente com outras empresas com quem a DeNA tem parceria, como Square-Enix e produtoras de animes. Além de uma sacada genial, a nova aposta da Nintendo mostra como a empresa está antenada com o mercado crescente de mobilidade. Lá no Japão, praticante todo anime já tem seu jogo de celular, seja ele no Android ou iOS.
[ERRATA]
Será uma equipe em conjunto entre Nintendo e DeNA que ficará a cargo do desenvolvimento dos jogos. Segundo uma entrevista da TIME do CEO da Nintendo Satoru Iwata.
– De que tipo serão os jogos?
Então o que podemos esperar são jogos casuais, provavelmente free-to-play, com mecânicas que lembrem jogos de cartas, Puzzles, games com combates em turnos e até mesmo clones de Clash of Clans. Também podem surgir jogos com mecânicas que lembrem games antigos da Nintendo.
De cara, já consigo imaginar uma mistura de Smash Bros com Mario Party, com recursos online e muito mais. Outra grande possibilidade é o lançamento de jogos de RPGs da série Pokémon (apesar de não ser do Line-up principal, é um dos grandes exclusivos da Big N), o que seria bem interessante.
– Por que não devo esperar grandes coisas dessa parceria?
Porém, vale lembrar que o interesse da Nintendo pela plataforma mobile não é suplantar a demanda do Nintendo 3DS. Pelo contrário, a intenção é chamar consumidores de outros produtos e chamá-los para o lado “N” dos games.
“Não temos intenção nenhuma de portar jogos existentes de plataformas dedicadas para os smartphones”, disse O presidente da Nintendo Satoru Iwata. “Por que se não podemos fornecer aos nossos consumidores a melhor experiência possível, poderíamos arruinar o valor das franquias da Nintendo”.
Então, eu não esperaria grande coisa, como um Legend of Zelda pago e com todos as características de fazer inveja a alguma versão para Nintendo DS ou 3DS. Ou até mesmo um simples Mario 2D sem compras embutidas. De fato, o que vem por aí são jogos feitos pela DeNA Nintendo/DeNA com foco no mercado mobile. O público alvo definitivamente não é quem já possui um Nintendo 3DS ou Wii U.
O que me deixa mais chateado com essa notícia é que eu esperava realmente que a Nintendo lançasse algo como a parceria entre a SNK e DotEmu, com jogos antigos emulados e aposta séria na plataforma mobile, mas parece que tudo vai ser um pequeno affair.
E você o que acha? deixe sua opinião nos comentários.
Nossa..que bosta se for assim mesmo a intenção da Nintendo..
Melhor emular num Android 🙂
Não esperar grande coisa da nintendo? hmmmmmmm sei não ein. A nintendo tem um controle de qualidade muito grande em seus games… controle que inclusive já foi responsavel por desfazer diversas parcerias. Todos sabem como a nintendo preza pela qualidade de seus games… eu sinceramente duvido muitissimo ver um game meia boca que venha a chegar perto de sujar as franquias da nintendo… ela sempre foi protecionista com suas franquias. Podemos tomar como exemplo o recente Hyrule Warriors que é um excelente jogo e que tinha tudo pra ser uma droga.
Já deixaram bem claro no vídeo e em matérias de outros veículos (IGN) que a intensão é atrair consumidores e não apenas “encerrar” a experiência no smartphone. Tá bem claro, pelo menos para mim, que a ideia é usar jogos de celular para atrair o público que não tem interação com a marca.
Uma coisa é esperar um ótimo puzzle como “Puzzle and Dragons Z + Puzzle and Dragons: Super Mario Bros. Edition”, outra é achar que vai sair Legend of Zelda: WindWaker completinho na faixa para Android e iOS. Eu aposto que vão fazer jogos bacanas, mas não vão querer desviar o foco do Nintendo 3DS. Isso é bem óbvio.