Sabe aquele momento que você acorda com uma notícia bem WTF? Escuta essa: segundo o jornal Nikkei, um dos maiores jornais do Japão, há um rumor forte de que o NX, próximo console/plataforma da Nintendo vai rodar o SO da Google, o Android.
Oqqqqueeeei
Teve gente que comemorou, outros torceram o nariz. Mas para mim, o Mindfuck começa quando a gente sabe que a Sony poderia ter lançado um console com Android há tipo, 4 anos atrás!
Sim, o Smartphone Xperia Play lembra? Hoje, a Sony precisa ficar desmentindo boatos de que o PS Vita está “morto” (sem suporte). É de explodir a cabeça!
OS CELULARES VENCERAM! Nintendo se rende aos jogos de celular
O motivo do rumor é simples, a popularidade do Android. Segundo o boato, a Nintendo quer se beneficiar da popularidade do sistema, pois o Wii U é claramente ignorado por muitos desenvolvedores.
Sinceramente, não entendi. Pois se a Nintendo aplicar as mesmas restrições BOBAS que colocou no Wii U e Nintendo 3DS, dará no mesmo. O que os desenvolvedores gostam no Android é a liberdade de criar os jogos e definirem, eles mesmos, o preço da experiência. Controladora como a Nintendo é, não vejo o mesmo cenário de “liberdade” em um sistema adaptado pela Big N. Claro, posso estar enganado.
Vale lembrar, também, que o rumor tem fundamento mercadológico. No Japão, há uma corrida em ritmo acelerado pelos jogos mobile. Lá, o consumidor é bem mais inclinado a pagar por conteúdo do que por essas bandas. Um exemplo são RPGs para Android e iOS com preço idêntico a jogos para Nintendo 3DS e PS Vita. Por lá, os japoneses não veem problema nenhum com o preço igual ao de mídia física, pois para eles, o valor da obra está no jogo em si.
Não se sabe ainda como será o NX. Ele pode ser muito bem um tablet ou smartphone com Android, equipado com botões físicos. O que vai ser engraçado de se ver para quem já viu o Xperia Play. Pois obviamente era um “movimento” que a Sony poderia ter feito, empresa essa que errou em focar o Xperia Play no público ocidental.
Via Kotaku
[ATUALIZAÇÃO]
Como eu já suspeitava, a Nintendo desmentiu a notícia.
Leia Também:
Veja como seria um smartphone feito pela Nintendo
Nintendo espera lucrar novamente em 2015, com ajuda do mercado de smartphones
Level-5 deixa Nintendo 3DS de lado e lança sequência dos seus jogos no celulares
Cinco Motivos que Fizeram a Nintendo Investir em Jogos para Celular
Que interessante
A pirataria vai ser loka