No ano passado, quando a Apple lançou o iPhone 6 e 6 plus, ela foi atingida em cheio pelo #BendGate, polêmica sobre o fato da versão maior do aparelho dobrar facilmente. Há algumas semanas, uma nova polêmica tem envolvido os mais recentes iPhones, 6S e 6S Plus, trata-se do #ChipGate.
- Veja também: Melhores Jogos para iPhone e iPad da semana
De acordo com alguns relatos, usuários tem notado diferenças de performance e duração de bateria em modelos praticamente idênticos de iPhone 6S. Mais o que esses usuários notaram, após usar um app para descobrir os componentes internos do aparelho, é que existem dois tipos de processadores distintos sendo vendidos pela Apple.
Seu futuro iPhone 6S pode vir com chip da Samsung ou TSMC. A polêmica começa pelo fato disso não poder ser escolha do usuário. Ou seja, você não saberá no ato da compra se o seu iPhone 6S tem chip da Samsung ou TSMC. E não acaba por aí, tem mais!
Segundo alguns relatos, existem diferenças mínimas – mas existem – na performance dos aparelhos. Um iPhone 6S com chip da Samsung possui desempenho de bateria levemente inferior, e segundo vídeos no youtube (exemplo abaixo), esquentam mais. O chip da Samsung que equipa iPhone 6S e 6S Plus possui construção 96mm², enquanto o da TSMC possui 104.5mm².
Para saber qual chip vem no seu iPhone 6S ou 6S Plus, o usuário pode baixar um aplicativo gratuito na App Store chamado Lirum Device Info. Ele dirá apenas uma nomenclatura e o significado dela você encontra na tabela abaixo.
- iPhone 6S – Samsung – N71AP
- iPhone 6S – TSMC – N71MAP
- iPhone 6S Plus – Samsung – N66AP
- iPhone 6S Plus – TSMC – N66MAP
Bom, as diferenças podem ser pequenas, mas é o suficiente para incomodar usuários que gostam de saber exatamente o quê estão comprando. E você o que acha? Deixe o seu comentário!
Fonte: Phoneradar
É ruim ter essa diferença, acharia frescura tbm essa reclamação, não fosse você pagar um valor absurdo que cobram, nesse caso você tem direito de exigir qualquer coisa.
O chato é que a diferença é aleatória. Ou seja, o usuário não sabe qual chip vem no ato da compra.
Não se trata de ser um “chip bomba”, mas sim de possuir diferenças, e o erro da Apple está aí!