A pesquisa Games Brasil 2016 quebrou vários mitos sobre o público gamer no Brasil. O celular, por exemplo, é mais uma vez, a plataforma mais utilizada. Além disso, revelou-se também que o público feminino é maioria, e que Candy Crush é o game mais jogado no país. Isso é ruim para o nosso cenário? Pelo contrário.
O estudo teve como objetivo traçar o perfil dos jogadores de videogame no Brasil. Formulado pela agência de tecnologia interativa Sioux, a pesquisa ouviu 2848 pessoas de 26 estados e do Distrito Federal entre 15 a 26 de fevereiro de 2016.
– Celulares no comando da “bagaça”
O número de jogadores tem crescido desde o ano passado. Em 2015, elas eram 47,1% do total, agora correspondem a 52,6%. A idade média dos jogadores também mudou, hoje, a maioria dos jogadores estão entre 25 a 34 anos de idade. Mas tem um porém, a pesquisa ouviu apenas pessoas a partir dos 14 anos.
Quanto a guerra de plataformas, os grandes campeões são PC e celular. 66,9% afirmam que jogam jogos no PC e 77,2 % afirmam que jogam regularmente nos smartphones. Os consoles aparecem em terceiro com 58,6%.
No quesito plataforma favorita, os smartphones deram um banho na concorrência. 34% dos entrevistados disseram que a plataforma favorita é o celular, contra 30,1% dos votos para PC e 29,9% para consoles.
Ao segmentar a pesquisa para a plataforma smartphone, os dados mostram que 76,2% preferem o sistema Android para jogar. O sistema da Google cresceu 1% em relação ao ano passado. Já o iOS, caiu 1%, de 11,1% para 10,1%. Surpreendentemente, o Windows Phone teve um aumento de 2,2%, indo de 7% no ano passado, para 9,2%.
A pesquisa também perguntou “O que você faz no seu smartphone?”. Houve um crescimento de 12% entre 2013 e 2016 na resposta “Jogos”. Na nova pesquisa 93% dos entrevistados afirmam que já baixaram algum jogo no celular. Praticamente um empate com redes sociais (93,6%), ficando atrás apenas de “Tirar fotos”. Quando perguntado “o que mais você baixa no celular?”, 71% afirmou que baixa mais jogos do que qualquer outra categoria de aplicativo. 28,6% afirma que baixa novos jogos toda semana.
– Grátis ou Pago
Quando o assunto é a velha diversão de Jogo Grátis vs Jogo Pago, a pesquisa revela qual é a preferência esmagadora do público brasileiro. Dos entrevistados, 78,2% preferem jogos grátis. 50,7% afirma que não pagam, pois sempre existe “outras opções” gratuitas. Já 37% afirma que não paga por um jogo pois acha caro.
A opinião de quem paga é um pouco diferente. 36,8% dos entrevistados afirma que paga por um jogo no celular, pois a qualidade é superior à dos jogos gratuitos. 26,8% dos que pagam, afirmam que não gostam dos anúncios em jogos grátis. E 42,7% diz que vale a pena experimentar.
Entrando no âmbito dos anúncios, 68,2% dos entrevistados afirmam que aceitam baixar um jogo que tenha anúncio publicitário. Porém, 64,9% afirma que SIM, os anúncios atrapalham a jogatina.
– E os Tablets?
Com a massificação dos Phablets e em um cenário onde um celular de 5 polegadas já é considerado normal, não é de se estranhar uma queda no consumo de tablets. Mesmo assim, os dispositivos ainda representam uma grande porção do mercado mobile.
![Fuja da vitrine dos tablets baratinhos](https://www.mobilegamer.com.br/wp-content/uploads/2014/11/vitrine-tablets-ruins.jpg)
Com um ciclo de vida maior que os celulares, os tablets viraram uma espécie de produto não mais pessoal e que agora é aproveitado por toda a família. Na pesquisa realizada pela agência Sioux, a principal função de um tablet hoje em dia é para games! 81% dos entrevistados afirmar que costuma baixar jogos nos seus dispositivos. A categoria entretenimento vem em segundo lugar com apenas 54,7%.
O Android também é o rei dos tablets. Na pesquisa, ele aparece com 79,1%. O iPad teve uma queda em relação ao ano passado, de 16,4% para apenas 12,9% dos entrevistados. Tablets com Windows tiveram um salto de apenas 1,6%, em 2015, para 4,1%.
– Conclusão? Diversão em primeiro lugar!
Muitos gamers estranham o sucesso de jogos casuais e arcade nos celulares. Mas a receita é simples! Esses games oferecem diversão imediata, do mesmo jeito que os primeiros videogames como o Atari. O diferencial é a gratuidade, que catalisa ainda mais o efeito viral desse jogos.
Fonte: http://www.pesquisagamebrasil.com.br/
Sejam bem-vindos ao nosso mundo ^^
Dario otima materia parabens,”28,6% afirma que baixa novos jogos toda semana.”
Velho eu baixo jogo novo todo santo dia kkkkkkkk
Por dia a galeria que cuida do site baixa mais de 10 jogos!
Eu baixo todo dia tambem, porem ta dificil achar jogo que preste e que não seja repetitivo
Eu nao uso redes sociais entao meu celu virou um console portatil. Tenho jogos da square, sega e sony(ps1 e psp) so falta a nintendo.
Falando em nintendo ja consegui baixar MIITOMO de um site japones(nao sei se posso dizer o nome do site)e é um Deus me livre- po nintendo cade mario kart mobile??
Só espero que o povo enfie na cabeça que não e porque você pode baixar o jogo grátis que você deve deixar de ajudar a desenvolvedora e taquipariu candy crush?como um jogo tão simples que só é outro game de puzzle ganhou tanto sucesso?Deve ter feita uma macumba das braba.
Kkkk é msm, q jogo bosta 😹