Um preview detalhado com o que esperar do jogo de luta Shadow Fight 3, um dos games mais aguardados de 2017.
Anunciado pela primeira vez em abril de 2016, Shadow Fight 3 é a sequência do, muito bem sucedido, Shadow Fight 2, o jogo de luta mais baixado e comentado para celulares Android e iOS.
A primeira versão de Shadow Fight foi lançada em 2011, pela produtora russa Nekki, com lançamento exclusivo no PC (Facebook ou navegador web). A produtora sempre teve como princípio lançar jogos simples, mas com animações a 60fps de alta qualidade. O salto de Shadow Fight 1 para o 2 foi enorme, com melhorias nos gráficos e jogabilidade.
Para Shadow Fight 3, não faria sentido lançar um Shadow Fight 2.5. Era exigida uma evolução enorme em relação ao segundo game, e ela felizmente aconteceu.
– A mudança visual
Shadow Fight 3 marca o fim da era 2D para a franquia, e a chegada na terceira dimensão. Mas não é apenas a mudança do 2D para o 3D. As lutas, que antes aconteciam sobre a penumbra, agora são a céu claro.
Para fazer sentido ao nome “Shadow” (Sombra em português) a produtora adicionou um Golpe Especial para cada personagem. Ao realizar tal comando, seu personagem desfere um golpe quase indefensável.
Durante o golpe, a tela escurece e os personagens são iluminados por uma luz atrás do cenário, deixando apenas as sombras deles. Esse poder especial não é exatamente uma novidade, em Shadow Fight 1, os personagens disparavam chamas e outros poderes. Em Shadow Fight 2, os golpes especiais podiam ser desbloqueados, mas apenas depois de muito tempo jogando.
A mudança no estilo visual foi muito bem-vinda. O jogo está bonito, com gráficos leves que proporcionam fluidez nas animações. Não há como dizer quais aparelhos são compatíveis, mas algumas pessoas conseguiram testar o game até mesmo no Motorola Moto G2. Isso nos deixa a pista de que Shadow Fight 3 será compatível até mesmo com celulares Android com 1GB de RAM.
– A jogabilidade de Shadow Fight 3
As mecânicas de luta são muito similares às do jogo anterior. O estilo de combate do personagem é determinado pela arma que ele utiliza. Com espadas pequenas, temos que lutar a curta distância. Já com uma lança, o combate ganha mais amplitude (e fica mais apelão também).
Assim como em Shadow Fight 2, as lutas iniciais são um pouco enfadonhas, pois demora um pouco para adquirir uma arma decente. A disposição de botões é idêntica, com um direcional no lado esquerdo e botões de ataque no lado direito. Não adianta esmagar a tela e esperar pelo melhor. Em Shadow Fight, o combate precisa ser estratégico com controle da distância e saber aproveitar as brechas deixadas pelo adversário.
– O medieval chato
A história de Shadow Fight 3, pelo menos a princípio, é menos interessante que a de Shadow Fight 2. O segundo jogo tinha um enredo simples e interessante, que era intercalado com Cut Scenes em desenho animado. Simples, mas de muito bom gosto. A história de um guerreiro amaldiçoado pelas sombras, e que no final, consegue a redenção ao se livrar da maldição.
Em Shadow Fight 3 sai a temática oriental/futurista para dar lugar a Idade Média. Acho que The Witcher 3 foi uma influência aqui, pois é possível criar um personagem igualzinho ao Geralt.
Porém, o enredo de Shadow Fight 3 ficou meio perdido e confuso. A história é deixada para segundo plano. Isso torna as coisas um pouco menos interessantes, principalmente a falta motivação do protagonista. Falando nele, desta vez, o jogador cria um personagem, com a possibilidade de alterar a aparência e escolher até o sexo. São poucas opções.
A mudança de Oriental para Medieval é diferente e inusitada, mas nem de longe parece uma evolução. As armas medievais iniciais, que o jogador recebe, são horríveis e não demora muito para aparecer alguma arma oriental, que dão mais sentido aos movimentos acrobáticos do personagem.
– Mudanças na monetização
A Nekki fez a lição de casa com as grandes produtoras e trocou o sistema simplificado de compra de armas pela aleatoriedade. Agora não é mais possível comprar aquela arma fodona que alterava imediatamente os combates. Em Shadow Fight 3, temos um sistema de ganho aleatório de armas e um sistema de pacotes de cartas.
Esses sistemas novos promete deixar as coisas mais lentas (e chatas) já que será possível tirar cartas de armas repetitivas e passar um bom tempo tentando evoluir. Talvez venha daí a demora para lançar o game. O sistema de cartas ainda parece muito cru.
+Prós
- Gráficos bonitos em 3D
- Boa compatibilidade
- Jogabilidade precisa
-Contras
- Sistema de cartas
- Exigência de conexão online
- História pouco interessante
– Conclusão
Shadow Fight 3 é uma evolução clara em relação ao segundo game, mas ficaram algumas arestas para aparar. O modo história precisa de melhorias e o começo do jogo é enfadonho. Mas a evolução gráfica e o possível fim do limitador de energia são motivo de comemoração. Porém, o mesmo não pode ser dito da necessidade de conexão online. Vamos torcer que isso seja removido até o lançamento do game.
Shadow Fight 3 será lançado para iPhone, iPad e dispositivos Android no dia 16 de Novembro de 2017. O game terá versão para PCs com Windows 10 também.
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Se for só online😢 não irei baixar
Mas se fizerem como o asphalt 8 que atualizaram e ficou offline ai vai ser legal
É possível jogar online contra amigos?
Acho essa necessidade de conexão online um tiro no pé. Ahn como eu queria um Street Fighter da capcom na google play.